Sistema do Grupo Pão de Açúcar usa big data para fidelizar clientes
Representantes do Grupo Pão de Açúcar apresentaram nesta segunda-feira, durante um painel na feira National Retail Federation Big Show, o novo sistema de relacionamento do Clube Extra. Voltada para clientes, mas também ligada a fornecedores, a ferramenta se aproveita do big data para criar ofertas e tentar gerar fidelização à marca.
O programa foi lançado há cinco meses e relaciona os consumidores com seus produtos favoritos. As informações vêm do banco de dados do sistema Cliente Mais, criado anteriormente para a rede de supermercados Pão de Açúcar, e estão integradas aos fornecedores que escolhem que tipos de promoções podem oferecer aos consumidores interessados.
No exemplo citado no painel, um grupo de clientes deixa de frequentar os mercados da rede. Para trazê-los de volta, o sistema acessa o banco de dados e descobre que todos eles são fãs de uma marca de refrigerante. Assim, começa a oferecer cupons de descontos para que voltem à rede para comprar a bebida mais ou menos como fazem os sites com seus anúncios personalizados.
Segundo comunicado enviado pela consultoria da empresa, a GS&MD, os associados ao programa de fidelidade do grupo já passaram dos 5 milhões. O número representa uma bela base de informações, que ajudam na organização desse tipo diferente de promoções.