Otimização de sites é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca. O termo SEO (do inglês, Search Engine Optimization, acrônimo SEO) também se refere a indústria de consultoria, que trabalha na otimização de projetos e websites de seus clientes. Fonte: Wikipedia Entre para nossa comunidade e tire suas dúvidas: dúvidas de SEO
Todo mundo que trabalha com webdesign ou webmastering entende ao menos um pouco sobre Meta Tags: o que são, para que servem e onde devem estar. No que diz respeito a SEO, o webmaster iniciante, no entanto, nem sempre está ciente de quais Tags ele ou ela deve usar no site e quais são só encheção de linguiça.
No artigo de hoje vamos aprender um pouco sobre o assunto.
O Schema.org é uma iniciativa dos três grandes buscadores (Google, Yahoo e Bing) para oferecer um conjunto de Tipos padronizados a serem utilizados com o formato microdata, como propriedades específicas para Receitas ou Negócios Locais. A intenção do Schema é se tornar a principal referência na utilização de marcações de conteúdo no HTML.
Como o Google quer sempre entregar resultados de maior qualidade, e uma das formas é através da utilização dos rich snippets (Figura 1). Para isso, a ferramenta precisa da ajuda das marcações para identificar claramente as informações e entender melhor sobre o que é o conteúdo, o que iria além da capacidade atual de seus algoritmos, mesmo que sejam muito avançados.
Veja os oito principais fatores a considerar para ajudar seus clientes a fazer versões AMP dos sites deles (e se antecipar à curiosidade deles) após o anúncio (em inglês) sobre a expansão do suporte a Accelerated Mobile Pages.
Os usuários de hoje esperam que os websites para dispositivos móveis carreguem super rápido. No entanto, muitas vezes isso pode demorar vários segundos. Não é surpresa que 40% das pessoas abandonem um website que leva mais de três segundos para carregar. A fim de reduzir o tempo que o conteúdo leva para aparecer no dispositivo móvel do usuário, começamos a trabalhar no Projeto Accelerated Mobile Pages, uma iniciativa de código aberto que tem o objetivo de melhorar a experiência na Web para dispositivos móveis de todos os usuários.
Você já se perguntou: “Como posso aumentar o desempenho do meu site sem o incremento de custos?”. Pois é, se a resposta foi sim, gostaria de te apresentar o Varnish Cache.
Vamos esquecer o conteúdo dinâmico… Vamos falar do conteúdo estático! É, isso mesmo, imagens, scripts, páginas, textos, folhas de estilos, etc., etc., etc. Tudo isto pode ser ‘cacheado’ pelo Varnish Cache. Atualmente, grandes portais, lojas virtuais, blogs e qualquer tipo de website tem conteúdos que se repetem.
Então, você tem um site ou um projeto e quer que ele seja cada vez mais acessado? A partir do momento que você tem essa percepção inicial de que a sua ideia é realmente boa e que as pessoas estão interessadas, é a hora de melhorar ainda mais sua visibilidade.
Em paralelo com a estratégia de inbound, o marketing de conteúdo entra em jogo como um reforço importante: a criação de um blog com informações relevantes pode ser a chave do seu sucesso, por exemplo. Afinal, ao trabalhar bem a soma de conteúdo + relevância + SEO = tráfego, você municia seu público e cria um relacionamento saudável e direto.
Há mais de um ano o Google lançou os alertas do Navegação segura no Google Analytics para avisar os usuários sobre websites identificados como comprometidos e sendo usados para distribuição de malware ou ataques de phishing. Desde o lançamento, notificamos mais de 24 mil proprietários do Google Analytics que tiveram seus websites comprometidos por terceiros.
O Google Anuncia que expandiu o conjunto de alertas no Google Analytics, adicionando notificações sobre sites invadidos por spam em violação às nossas diretrizes para webmasters. No caso improvável do comprometimento do site por terceiros, o alerta sinalizará o domínio afetado na IU do Google Analytics e exibirá recursos para ajudar você a resolver o problema.
Entra ano e sai ano, nas comunidades e debates sobre SEO o link building continua tão aclamado quanto polêmico.
Enquanto uns dizem que os links devem aparecer organicamente (princípio de link earning), outros, inclusive eu, acreditam que estratégias de SEO devem contemplar o processo de link building, que hoje em dia continua fundamental. Mas é totalmente diferente de como se fazia antigamente.
A informação na internet é baseada na velocidade. Grande parte dos usuários não quer perder muito tempo nas páginas e é por isso que o sucesso de um site depende da sua usabilidade. Dentro desse conceito, a otimização da velocidade de carregamento é um dos fatores mais importantes.
Se tudo depende da agilidade, é imprescindível compreender e usufruir das ferramentas que possibilitarão que as páginas garantam uma ótima usabilidade ao usuário.
O mercado de SEO é um dos que mais crescem no Brasil, junto ao marketing digital e ao e-commerce. Devemos presenciar nos próximos anos um aumento do interesse pelas grandes companhias e profissionais de comunicação no marketing orgânico em mecanismos de busca, entre outros motivos por que se trata da mídia com maior índice de confiança globalmente, segundo o Trust Barometer de 2016, publicado pela Edelman, conforme gráfico abaixo. O LinkedIn já apontou também que as habilidades de SEM/SEO estavam entre as mais procuradas há um ano.