Inteligência artificial para analisar conteúdo online
A internet tem conquistado cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas, e, consequentemente, recebido maior atenção por parte das empresas. Contudo, as companhias enfrentam incógnitas ao se deparar com a enorme quantidade de dados disponíveis online. São milhões de publicações novas por hora e muitos canais para acompanhar. Para encontrar nesse mar de dados o que falam sobre uma determinada marca ou detectar quem são os chamados “influenciadores digitais”, uma plataforma foi criada. A Stilingue oferece a primeira tecnologia de inteligência artificial em interpretação de textos e imagens desenvolvida especialmente para o idioma português.
Nascida em Ouro Preto (MG) em um encontro de dois mestrandos em Ciência da Computação com a Play Capital, a empresa conta com tecnologia pioneira em coletar, interpretar e resumir automaticamente, em tempo real, mais de 1.100 veículos de notícias (incluindo comentários), 100 mil blogs, fóruns, sites de reviews de produtos, as principais redes sociais e até mesmo dados de pesquisas internas de uma organização.
O grande diferencial dos produtos da Stilingue está no foco para o idioma e contexto brasileiro. Atualmente, muitas soluções que coletam dados na internet realizam buscas simples por palavras-chave, sem considerar sintaxe e aspectos semânticos da língua. Logo, muitas pesquisas não conseguem separar o que é relevante ou não. Com a plataforma, é possível interpretar e resumir automaticamente os textos, sugerindo como resultado recomendações sobre quais tópicos estão em destaque ─ recurso inédito no mercado.
Além da inteligência artificial voltada ao português, o software também inclui um ranking inédito de influenciadores capaz de olhar além das métricas comuns de followers e likes. Para isso, a Stilingue analisa e interpreta cada texto publicado e prioriza quem corresponde mais com o tema de interesse dos clientes. “Muitas vezes, vemos que celebridades e famosos não tem afinidade com o assunto desejado por nossos clientes e, por isso, não deveriam ocupar os primeiros lugares no ranking. Isso é levado em conta no nosso software, que lê os textos e dá notas para a afinidade por tópico. Com isso, chegamos a um ranking valioso para quem procura porta-vozes poderosos e acessíveis, fora do círculo comercial já saturado”, afirma Rodrigo Helcer, co-fundador da plataforma.
Para ele, quando se fala em Big Data, percebe-se que o grande desafio para o Brasil não está no alto volume nem demanda por velocidade da informação, mas em como lidar com a variedade de dados e os chamados dados não estruturados. Ainda de acordo com o executivo, atualmente, cerca de 75% dos dados no mundo estão dispersos e não interpretados, entre notícias, posts, respostas abertas de pesquisas, protocolos de atendimento e outros formatos.
O uso da tecnologia Stilingue está disponível em três formatos: aluguel de software; contratação de pesquisas e relatórios sob medida; e plug-ins para desenvolvedores que desejem embarcar a inteligência artificial em seus aplicativos. No momento, grandes marcas e empresas já utilizam a plataforma, como Vigor, FutureBrand, empresas de relações públicas, institutos de pesquisa e aplicativos.
Via revistaw.com.br