Psicologia das cores no Webdesign
Use psicologia das cores pode ajudar a fortalecer a sua marca, motivar seus clientes.
Cores tem um poder muito grande. Elas não apenas influenciam o que pessoas sentem, como também o que elas fazem. Usar a psicologia das cores ao criar um site pode ajudar a fortalecer a sua marca, motivar seus clientes a comprarem seus produtos ou até mesmo guiar seus visitantes através de páginas específicas ou promoções do seu site.
Há pesquisas que dizem que uma pessoa precisa de 90 segundos ou menos para gostar ou não de um produto, e 90% desta decisão é baseada na cor utilizada. Além disto, a cor pode ajudar no reconhecimento da sua marca.
A psicologia das cores
Você já reparou que as redes sociais mais populares (Facebook, Twitter, LinkedIn, e Tumblr) como marcas conhecidas (Dell, IBM, HP, e Intel) possuem logotipos azuis? Isto não se trata de uma coincidência, mas ao mesmo tempo, também não significa que azul é a cor ideal para o seu site. E mesmo se azul for a cor perfeita para seu site, não se esqueça de pensar a respeito das outras cores que podem ser utilizadas e aonde.
Sabendo como cores podem influenciar pessoas, você irá descobrir se as cores estão favorecendo ou prejudicando o seu site. Vamos dar uma olhada em algumas cores básicas:
Vermelho
A cor vermelho pode de fato aumentar o batimento cardíaco de uma pessoa ou até mesmo fazê-la respirar com mais intensidade. Vermelho é associado com prazer, excitação, amor, energia e movimento. Também existem associações negativas com a cor vermelho como guerra, violência, fogo, raiva e perigo.
http://saltfireandtime.com/
- Quando usar vermelho Use vermelho para acentuar ou chamar a atenção para alguma coisa. Vermelho pode ser utilizado para comida, moda, entreteinemento, esporte, marketing, publicidade ou serviços de emergência.
- Quando evitar vermelho Não exagere! Muita excitação pode ser algo negativo. Vermelho geralmente não combina com artigos luxuosos, conteúdo relacionado à natureza, ou websites ou serviços profissionais.
Amarelo
Amarelo é a cor mais clara, geralmente associada à competência, felicidade, otimismo e juventude. Amarelo também pode passar uma impressão negativa como covardia, falsidade e baixo custo.
- Quando usar amarelo Use amarelo (com moderação) para energizar seus visitantes ou para criar uma sensação de felicidade. Use tons leves de amarelo para passar a sensação de felicidade um pouco mais calma. Amarelo pode ser ideal para chamar a atenção para botões de „call to action“ (chamada à ação).
- Quando evitar amarelo Muito amarelo no seu site pode cansar a visão dos seus visitantes. Mais uma vez, use com moderação. Muito amarelo pode passar uma impressão de “barato“.
Laranja
Laranja é uma cor energética e vibrante, geralmente associada com felicidade, alegria, energia, calor, ambição, excitação e entusiasmo. Ela também pode ser usada para comunicar precaução.
- Quando usar laranja Para chamar atenção para o seu “call to action“ (botões de cadastro, compra ou registro), vendas e outro conteúdo que deve ser notado no seu site. A cor é adequada para ecommerce, automóveis, tecnologia, entretenimento e alimentos
- Quando evitar laranja Apesar da cor laranja ser um pouco menos agressiva que vermelho, não exagere no uso desta cor no seu site.
Verde
Verde tem um efeito de equilíbrio e harmonizante. A cor é associada com crescimento, saúde, natureza, bem estar, dinheiro, calma, masculinidade, generosidade, fertilidade, inveja, sorte, paz, harmonia, suporte e energia.
http://geo-fun.com/
- Quando usar verde Verde é a cor que o olho humano processa com mais facilidade. Utilize-a para criar um efeito relaxante e calmante, ou para representar um novo começo, natureza ou bem estar. A cor é muito usada para ciência, turismo, medicina, recursos humanos, meio ambiente e sustentabilidade.
- Quando evitar verde A cor é pouco apropriada para bens de luxo, tecnologia ou conteúdo gerado para meninas adolescentes.
Azul
Azul sempre é associado com masculinidade, competência, qualidade, calma, sabedoria, fidelidade, força, produtividade, confiança e segurança. Tons claros de azul tem um efeito refrescante e energizante.
http://www.postify.com/
- Quando usar azul Azul geralmente é utilizado por grandes corporações e bancos pois é não invasivo e associado com confiabilidade. Adequado para planos de saúde, serviços de dentista, tecnologia, médicos, ciência, governo e utilitários.
- Quando evitar azul Usando certos tons de azul (na extremidade mais escura do espectro), ou usando muito azul pode fazer com que o seu site seja indiferente e frio. Azul também pode reduzir o apetite, por isso tenha cuidado ao usá-lo com conteúdo relacionado a comida.
Roxo
O roxo é associado à realeza. A cor pode ser usada para comunicar criatividade, imaginação, autoridade, sofisticação, poder, riqueza, prosperidade, mistério, sabedoria e respeito.
Marrom
Marrom é uma cor quente e natural, associada com a terra, robustez, confiabilidade, estabilidade, amizade e natureza.
- Quando usar marrom Mrrom pode ser usado para estimular o apetite (pense em comerciais para café e chocolate), tornando-o adequado para conteúdo relacionado a comida. A cor também pode ser uma boa opção para o setor imobiliário, animais, veterinários e finanças. Marrom também é uma ótima opção para fundos.
- Quando evitar marrom Marrom pode ser um pouco entediante ou muito conservador. Geralmente não é adequado para chamar a atenção das pessoas e não deve ser usado para itens de “Call to action“.
http://www.concrete-matter.com/
Preto
Preto é uma cor forte, muitas vezes associada a sofisticação, elegância, autoridade, poder, estabilidade, força, formalidade, e inteligência. Ela também pode simbolizar a morte, mistério, o mal e a rebelião.
http://sundaymorningny.com/
- Quando usar preto Dependendo das cores utilizadas em combinação, o preto pode ser elegante e tradicional, ou moderno e nervoso. Preto pode ser ótimo para bens de luxo, moda, marketing e cosméticos.
- Quando evitar preto Muito preto pode rapidamente tornar-se sobrecarregado. Preto também pode passar uma sensação ameaçadora ou fazer as pessoas se sentirem desconfortáveis ou até mesmo com medo.
Branco
Branco está associado a pureza, limpeza, virtude, felicidade, sinceridade e segurança.
- Quando usar branco Branco é associado com médicos, enfermeiros e dentistas que o torna ótimo para sites relacionados ao setor de saúde. Ele também pode funcionar para sites de alta tecnologia e ciência. Quando combinado com o preto, ouro, prata, ou cinza, branco também pode ser ótimo para bens de luxo.
- Quando evitar branco Uma vez que os efeitos do branco dependem quase inteiramente das outras cores no design, a cor teoricamente, pode ser usada para qualquer tipo de website.
http://satchmi.com/
Cinza
A cor cinza está associada a formalidade, o profissionalismo, sofisticação, praticidade, atemporalidade e personalidade forte.
http://www.birdboutique.co.nz/
- Quando usar cinza É ótimo para sites profissionais, produtos de luxo, ou para criar um equilíbrio, efeito calmante.
- Quando evitar cinza Alguns tons de cinza passam uma impressão deslocada ou mesmo fria. Cinza não é ideal para chamar a atenção das pessoas.
Rosa
Embora o rosa seja um tom de vermelho, existem algumas associações muito específicas, além daquelas ao tom vermelho. Rosa representa a sofisticação, a sinceridade, romance e amor. A cor não tem as conotações violentas, furiosas de vermelho, e pode ter um efeito calmante e suave.
- Quando usar rosa Rosa é ótimo para produtos femininos ou sites com conteúdo especificamente voltado para as mulheres e meninas.
- Quando evitar rosa Tons brilhantes de rosa podem ser agressivos e rosa claros podem passar uma sensação muito sentimental ou doce para alguns sites.
Estas foram algumas dicas sobre o uso das cores e o efeito que elas tem sobre os seus visitantes. Estas podem ser consideradas quando você estiver preparando o seu seu site. Você conhece outras dicas? Qual a estratégia do uso de cores do seu site? Compartilhe nos comentários abaixo.