Escolhendo a cor certa para o seu site
Descubra aqui como escolher a combinação ideal de cores para sua página.
No artigo passado mostramos qual o efeito da psicologia das cores do seu site sobre os seus visitantes. Neste artigo nos aprofundaremos um pouco mais na psicologia das cores, falando sobre cor e gênero, paletas de cor, combinações de cor que devem ser evitadas e como usar cores para aumentar as conversões do seu site.
A psicologia das cores sobre os gêneros
Além da psicologia básica das cores, existem estudos que mostram que o gênero afeta a preferência de cores das pessoas. Ao planejar o seu site, tenha as seguintes informações em mente:
Mulheres gostam: azul, roxo, verde e vermelho Mulheres não gostam: laranja, marrom, cinza e amarelo |
Homens gostam: azul, verde, preto e vermelho Homens não gostam: marrom, laranja, amarelo e roxo |
Quando se trata de misturas de cores com branco e misturas de uma cor com preto, os homens preferem a segunda opção e as mulheres preferem a primeira. Os homens também tendem a preferir cores brilhantes, enquanto as mulheres mais frequentemente preferem cores suaves.
Três passos para aumentar sua conversão através de cores
Agora que você entendeu os princípios básicos da psicologia das cores, chegou a hora de escolher a cor certa para o seu site.
1. Defina o seu propósito
Tome um pouco de tempo para definir o propósito do seu site. Porque as pessoas visitam o seu site? Eles buscam informações ou conselhos? Para comprar produtos ou serviços? Em busca de entretenimento? Quem visita o seu site? Homens ou mulheres? Adolescentes ou adultos?
2. Escolha cores relevantes
Use a psicologia das cores para escolher uma ou duas cores que sejam relevantes para o propósito do seu site e para os seus visitantes. Muitas cores podem gerar um aspecto caótico, então limite-se a apenas duas cores neste passo.
Alguns exemplos:
- Seu site vende produtos luxuosos para homens? Escolha cores como preto, cinza, branco ou azul. Evite as cores roxo, laranja, rosa e amarelo.
- Seu site oferece informações sobre saúde e bem estar para homens e mulheres? Verde e amarelo ou laranja podem ser um bom começo, então.
3. Acentue a cor da conversão
Agora você precisa escolher uma cor que chame a atenção dos seus visitantes. Esta cor deve ser utilizada com moderação, apenas nas partes mais importantes como o botão de chamada à ação, botão de compra ou inscrição em uma newsletter.
Veja no exemplo abaixo como Gilette usa laranja como cor acentuada:
http://gillette.com/en-us
A cor laranja chama a atenção das pessoas e as encoraja a clicar no botão. Além disto ela também complementa a cor azul no design da página.
Ferramentas de paleta de cores
Se você não tem grande experiência em webdesign e precisa de ajuda para encontrar a combinação ideal de cores para o seu site, então utilize um dos programas a seguir:
- WM Online - No nosso site você consegue encontrar as melhores paletas.
- Color Calculator - escolha uma cor de base, escolha uma harmonia de cores, e depois ajuste conforme necessário.
- ColorSchemer Touch - aplicativo gratuito para iOS para explorar, criar e compartilhar as paletas de cores.
- ColorSchemer ColorPix - aplicativo web gratuito que permite que você pegue qualquer cor a partir da web para uso em outros lugares.
Cinco combinações de cores que nunca devem ser usadas no seu site
Ao escolher as cores para o seu site, também é importante ter em mente que existem algumas combinações de cores que não funcionam na internet.
1. Amarelo e verde Embora a combinação dessas cores vibrantes chame a atenção das pessoas, ela também pode ser super desagradável e muitas vezes ilegível. Ambas as cores também estão muito próximas no espectro de cores para serem usadas lado-a-lado. |
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2. Verde e vermelho Esta combinação funciona para decorações de natal, mas não para webdesign. Estas cores entram em conflito e tornam os texto ilegíveis. O contraste entre estas cores passa uma sensação de “vibração“, o que causa a vista do leitor. |
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3. Roxo e verde Esta combinação é chocante o suficiente para chamar a atenção dos leitores, mas ao mesmo tempo, semelhante à combinação de verde com vermelho, sendo difícil de ler e cansativo para a vista. |
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4. Vermelho em preto Esta combinação funciona para filmes de vampiros ou Halloween, mas geralmente deveria ser evitada. Textos vermelhos em fundos pretos são difíceis de ler. Em geral, procure evitar textos coloridos em fundos pretos. |
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5. Azul e vermelho Estas cores são ideais para a bandeira dos EUA, ou Russia, mas não funcionam para webdesign. Ambas cores utilizadas ao mesmo tempo são quase impossíveis de ler. |
Conclusão
O design de um site muitas vezes ignora a importância da cor em branding e no desempenho do site. Usando a psicologia da cor e as ferramentas e as dicas acima, você poderá escolher as cores que são relevantes para o propósito e audiência do seu site. Você também pode aumentar as conversões ao selecionar uma cor de destaque adequada, que irá atrair a atenção das pessoas para os lugares certos do seu site.