Good UI - parte 1

Dicas de como atrair mais usuários melhorando a interface do seu site


→ Parte 2

 

Uma interface de boa qualidade tem altas taxas de conversão e é fácil de usar. Em outras palavras, é algo bom para o lado da empresa e também para os usuários. Aqui está uma lista de idéias, que nós testamos

1. Experiente um layout de uma única coluna em vez de múltiplas colunas.

Um layout de uma coluna lhe dará mais controle sobre sua narrativa. Você poderá guiar seus leitores de uma forma mais previsível, do topo ao fim. Uma abordagem multicolunas tem o risco adicional de distrair seu visitante do propósito principal do site. Guie o visitante com um texto e uma chamada à ação no fim.

 

2. Tente oferecer um brinde ao invés de fechar uma venda imediatamente

Um gesto amigável como oferecer ao seu cliente um brinde pode ser apenas isso. Mas, mais profundamente, presenteá-lo pode ser também uma ótima tática de persuasão baseada na regra de reciprocidade. Por mais óbvio que isto soe, ser legal com alguém ao oferecer um pequeno brinde pode voltar ao seu favor mais tarde.

 

3. Tente combinar funções similares ao invés de fragmentar a UI

Com a passagem do tempo é fácil acabar criando, sem querer, múltiplas seções, elementos e características que sirvam para a mesma coisa. É entropia básica - as coisas começam a ficar bagunçadas com o tempo. Fique atento para funcionalidades duplicadas marcadas de várias formas, porque isso acaba por limitar os seus consumidores. Com frequência, quanto mais fragmentação houver na UI, maior a curva de aprendizado com a qual seus usuários terão que lidar. Considere reformular sua UI de tempos em tempos e combinar funções similares.

 

4. Mostre a opinião de seus clientes ao invés de falar de si mesmo

Esta é outra ótima tática de persuasão que pode ser diretamente aplicável para melhorar suas taxas de conversão. Ver que outros estão lhe endossando e falando sobre o que você oferece acaba ajudando a levar seu cliente à chamada de ação. Tente usar depoimentos ou exibir dados que mostrem a presença de outros.

 

5. Tente repetir sua ação primária em vez de mostrá-la apenas uma vez

Testado no artigo 3 do Datastories resultando num aumento de 49% nas assinaturas por e-mail

Repetir sua chamada à ação é uma estratégia que é mais aplicável para páginas mais longas, ou que se repita em várias páginas. Com certeza você não quer repetir a mesma oferta 10 vezes na mesma tela e irritar as pessoas. Porém, páginas mais longas estão se tornando a regra e a idéia de colocar todo o conteúdo "acima da dobra" está desaparecendo. Não faz mal ter um botão de ação discreto no topo e outro mais em destaque no fim da página. Quando as pessoas chegam ao fim, elas fazem uma pausa e pensam no que fazer em seguida - um lugar sólido em potencial para fazer uma oferta ou fechar uma venda.

 

6. Use estilos diferentes para links e seleções

Estilos visuais como cor, profundidade e contraste podem ser utilizados como pista visual para ajudar as pessoas a entenderem a linguagem fundamental de navegação da sua interface: onde eu estou e onde eu posso ir. Para comunicar isto claramente aos seus usuários, o estilo das suas ações clicáveis (links, botões), elementos selecionados (itens escolhidos), e texto simples devem ser claramente distintos uns dos outros e aplicados consistentemente através da interface. Neste exemplo visual, escolhi uma cor azul para sugerir tudo que pode ser clicado e o preto como tudo o que pode ser selecionado ou para indicar onde se está. Quando aplicado corretamente, as pessoas irão aprender mais facilmente a usar estas pistas para navegar pela sua interface. Não faça com que seja mais difícil para as pessoas misturando todos estes estilos.

 

7. Tente recomendar ao invés de mostrar escolhas iguais

Ao mostrar múltiplas ofertas, enfatizar a sugestão de um produto pode ser uma boa idéia porque algumas pessoas precisam de um empurrãozinho. Eu acredito que existem alguns estudos psicolólgicos que sugerem que quanto mais escolhas se tiver, menores as chances de uma decisão realmente ser feita. Para tentar combater esta paralisia de análise, tente enfatizar e destacar algumas opções em relação a outras.

 

8. Dê ao usuário a opção de "desfazer" ao invés de pedir por confirmação

Imagine que você acabou de pressionar um botão de ação ou link. A opção de desfazer respeita a reação inicial humana permitindo que a ação ocorra em primeiro lugar. Pedidos de confirmação, por outro lado, ao ficar questionando o usuário o tempo todo, passam a impressão de que ele não sabe direito o que está fazendo. Eu assumo que na maior parte do tempo, ações humanas são intencionais e apenas em poucas situações são acidentais. Prompts de confirmação não são eficientes e são esteticamente feios e isso fica visível quando usuários precisam repetir ações várias vezes e o prompt sempre aparece - uma experiência desumanizante. Considere fazer com que seus usuários se sintam mais em controle permitindo que desfaçam ações e não peça por confirmação quando isso for possível.

 

9. Especifique seu público-alvo ao invés de direcionar a todos

Você está direcionando a todos ou é mais preciso com seu público? Esta é uma idéia de conversão em que você pode ser explícito sobre para quem exatamente o seu produto ou serviço é direcionado. Ao informar isto, você pode se comunicar mais com eles e ao mesmo tempo passar uma impressão de exclusividade. O risco com esta estratégia é, é claro, que você pode acabar se limitando e restringindo potenciais clientes. Mas transparência é o que constrói confiança.

(Nota: gostou do estilo dos desenhos? Dê uma olhada no MicroPersonas.)

 

10. Tente ser direto ao invés de indeciso

Você pode passar sua mensagem com um tremor de incerteza, ou você pode passá-la com confiança. Se você está terminando sua mensagem com pontos de interrogação, usando termos como "talvez", "interessado?" e "quer?", então muito provavelmente você deveria ser um pouco mais impositivo. Quem sabe, talvez haja mais espaço para dizer às pessoas o que fazer em seguida no mundo de otimização da conversão.

 

11. Use mais contraste ao invés de similaridade

Fazer com que suas chamadas à ação sejam um pouco mais proeminentes e destacadas em relação aos elementos à sua volta fará com que sua interface seja mais forte. Você pode facilmente aumentar o contraste das suas chamadas de ação primárias de várias maneiras. Com cor, você pode fazer com que certos elementos pareçam mais escuros e outros mais claros. Com profundidade, você pode fazer com que um elemento pareça estar mais próximo enquanto o resto dos elementos pareça estar mais longe (me refiro a drop shadows e gradientes aqui). Finalmente, você também pode usar cores complementares da roda cromática (ex: amarelo e violeta) para aumentar o contraste ainda mais. Em conjunto, um maior contraste entre sua chamada de ação e o resto do conteúdo devem ser considerados.

 

12. Mostre onde o produto é feito ao invés de ser genérico

Indicar de onde você, seu produto ou serviço é diz um pouco mais de forma subliminar ao mesmo tempo que move sua comunicação para um nível mais pessoal. Mencionar o país, estado ou cidade de origem é uma forma bem humana de apresentação. Se você puder fazer o mesmo virtualmente, você vai soar mais amigável. Frequentemente, dizer onde seu produto é feito também tem uma grande chance de fazer com que pareça de qualidade superior. Todos saem ganhando.

 

13. Diminua a quantidade de dados pedidos nos formulários

Testado no artigo 1 do Datastories com um aumento de 53%

Seres humanos são inerentemente resistentes a realizar tarefas difíceis e esta mesma idéia se aplica a preencher formulários. Cada campo a mais que você adiciona aumenta o risco de fazer com que seus visitantes dêem meia volta e desistam. Nem todas as pessoas digitam com a mesma velocidade, enquanto digitar em dispositivos móveis ainda dá trabalho, em geral. Se questione se todos os campos são realmente necessários e remova a maior quantidade possível. Se você tem uma grande quantidade de campos opcionais, também considere movê-los para depois do envio do formulário numa página ou espaço separado. É tão fácil encher seu formulário de campos, mas quanto menos, melhor.

 

14. Tente expor as opções ao invés de escondê-las

Cada menu pull down que você utiliza esconde um conjunto de ações que fazem com que se torne necessário esforço para serem descobertas. Se estas ações forem importantes no caminho para que seus visitantes consigam o que querem, então talvez você deva considerar colocá-las de uma maneira mais visível. Deixe os menus pull down para opções que sejam mais previsíveis e não requeiram aprendizado como por exemplo referências de data e hora (ex: calendários) ou geográficas. Ocasionalmente, itens em menus pull down podem também funcionar em interfaces que sejam altamente recorrentes em termos de uso - ações que sejam usadas repetidamente com o tempo (ex: menus de ação). Tenha cuidado ao usar menus drop down para itens primários que estejam no seu caminho de conversão.

 

15. Tente sugerir continuidade ao invés de "fundos falsos" - fazer com que a página pareça que terminou

Um "fundo falso" acaba com a sua conversão. Sim, páginas grandes são ótimas, mas tenha cuidado ao dar aos seus visitantes a impressão de que a página acabou entre uma seção e outra quando na verdade há mais logo abaixo. Se a sua página terá rolagem, tente estabelecer um padrão visual ou ritmo que o usuário consiga entender e se apoiar para ir até o fim da página. Em segundo lugar, tenha cuidado com grandes espaços próximos das áreas em que a "dobra" possa aparecer (claro que estou me referindo a uma faixa de área aqui já que existem tantos dispositivos diferentes por aí).

 

Nossas dicas ainda não acabou, veja a parte 2.

 

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Tags: dicas, design, usabilidade
Via goodui.org

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