7 dicas para fazer um currículo criativo

7 dicas para fazer um currículo criativo e que represente sua personalidade.


Sendo um designer ou não, seu currículo deve dizer muito sobre você. O layout pode representar sua personalidade e experiências também!

Existem currículos dos mais ousados aos mais comportados. A estética do currículo é importante, principalmente para vagas da área de criação. Mas o foco deve ser sempre seu conteúdo.

Se o seu currículo for muito complexo visualmente, poderá confundir a pessoa que irá avaliá-lo.

Pensando nessa regrinha inicial, separamos algumas dicas para que você possa montar seu currículo criativo e melhorar suas chances para conseguir uma vaga nesse período que não tem sido fácil para muitas pessoas.

Aproveite para mostrar seu estilo

Como falamos, o currículo precisa mostrar quem você é. Para cargos criativos pode ser interessante você já mostrar o seu estilo de criação desde o primeiro contato.

Afinal, os currículos passam por vários filtros, entre eles o portfólio. Mostrar algo que faça uma conexão com seu portfólio, pode ser um bom atalho para ele.

Tente fazer com que caiba em uma folha A4

Se seu currículo passar pelo primeiro filtro, ele deverá ficar arquivado em uma pasta de arquivo tradicional.

Se seu papel for muito maior, pode não caber, se for muito menor, pode sumir entre os outros. Nessa parte, melhor não ousar muito…

Não exagere suas habilidades

Uma das coisas mais importantes de uma relação é a confiança. Isso também vale para a relação avaliador/candidato.

São poucas oportunidades que surgirão sem um teste prático. Se você “inflar” suas habilidades e não fizer um teste adequado, ficará claro que mentiu no currículo. Que feio!

Lembre-se: Fazer um teste de maneira incompleta não necessariamente pode te tirar da vaga. Mas mentir, sim.

Envie em jpg e pdf

Principalmente para currículos que utilizem layouts não tradicionais, salvar em imagem e/ou pdf torna a ser necessário. Mas com alguns cuidados…

Mandar uma imagem por e-mail pode não ser uma coisa muito interessante, a não ser que a pessoa que vai receber saiba o que é. Um pdf ficaria melhor no caso, pois remete a texto e etc… Coisa que é esperado em um currículo.

Mas se salvar em pdf, não esqueça de quebrar as fontes em vetor (expandir no Illustrator ou converter em curvas no corel), para evitar quebras de layout.

Mostre seu portfólio

Na área criativa, muitas vezes o portfólio tem um peso maior que o próprio currículo.

Hoje existem inúmeras ferramentas para criar um portfólio (isso será tema para outro post), então o mais comum vem sendo um portfólio online mesmo.

Fica mais fácil e leve para abrir direto do e-mail e pode ser direcionado por um simples link dentro do seu currículo.

Pela sua importância, esse link deve ficar bem visível, de preferência no topo ou perto de outros dados seus, como nome, e-mail, cidade e telefone.

Ficou lindo na tela… e impresso?

Seu currículo ficou pronto… Legal! Falta só fazer o teste de impressão.

Isso mesmo… Existe uma grande chance de seu currículo ser impresso, apesar de ser uma prática cada vez menor. Para evitar problemas com a impressora do seu possível novo local de trabalho, faça um teste na sua para ver como sai.

Fundos escuros são ruins pelo excesso de tinta que necessitam; letras pequenas ou com pouco contraste dificultam a leitura, formatos de página fora do padrão A4 vão criar bordas desagradáveis no layout ou até mesmo cortes; imagens estouradas, entre outras coisas, normalmente acusam melhor no papel.

Sem ideias? Use ferramentas específicas.

Não é pecado usar ferramentas apropriadas e modelos prontos para a criação de um bom currículo. Elas estão aí para isso.

Existem até diversos sites que utilizam o próprio LinkedIn como base para se auto preencher.

Conhece outras dicas úteis? Coloque nos comentários para ajudar quem está procurando :)

Tags: cv, curriculum vitae, design, curriculum, CURRICULO
Via www.designerd.com.br

Total de comentários: 0
avatar