Terceira edição da Maratona de Aplicativos Fiap-Google terá 50 dias de workshops


A Maratona de Aplicativos Fiap-Google é um evento nacional que busca aproximar alunos de Ensino Médio à programação. Estimulando a transformação dos jovens em futuros desenvolvedores, a maratona não exige nenhum conheimento prévio e foi organizada pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap) e conta com o apoio do Google e da HP. 

Iniciada no dia 4 de agosto, a Maratona de Aplicativos irá durar até o começo de outubro. Na edição deste ano, serão realizados mais de 50 dias de workshops - o que triplica o número de dias de treinamento feitos na edição passada.

Essas oficinas, chamadas de Hackdays, terão duração de três horas, nas quais os jovens irão aprender princípios de desenvolvimento e terão que desenvolver um aplicativo de impacto social, a partir do tema "Educação". Para isso, serão apresentadas técnicas sobre como discutir ideias em grupo e como selecionar as melhores para um aplicativo. Em seguida, os alunos irão colocar a ideia em prática, ao mesmo tempo em que aprendem a desenvolver um programa para dispositivos Android.

Para participar de um dos dias de treinamento, é preciso que o estudante crie uma conta no site do evento, que pode ser feita com e-mail pessoal ou com os dados de perfis em redes sociais, como Facebook e Google+. O estudante poderá se inscrever em um dos dias de treinamentos abertos e, para isso, será preciso que ele conte o motivo do seu interesse pelo evento. Educadores que quiserem realizar um Hackday com seus alunos devem fazer um pedido aos organizadores para realizar o workshop em suas próprias escolas. Isso pode ser feito a partir deste link.

Todos os projetos criados na maratona poderão fazer parte de uma competição que irá premiar cada integrante do grupo vencedor com: uma bolsa de estudos vitalícia para qualquer curso da FIAP, um Chromebook, um tablet Android, um Chromecast e uma impressora HP. Os trabalhos devem ser inscritos na competição até o dia 13 de outubro, e os dez melhores projetos avaliados irão participar da final que será realizada no escritório do Google Brasil.

Na edição do ano passado, houve a participação de 1 600 alunos em 200 escolas diferentes e a criação de mais de 170 aplicativos. Desses, nove foram selecionados para a final e o projeto vencedor foi o Visual School, uma agenda para estudantes que entende comandos de voz e é capaz de criar lembretes para tarefas de casa, horários de provas e datas para entregas de trabalhos.

Tags: google, Aplicativos, Workshop, programadores, maratona, fiap

Via

Total de comentários: 0
avatar