Nesta categoria você encontra artigos relacionados as melhores práticas no mundo da programação. Como estudar o mercado do projeto, como montar o projeto, praticas de como desenvolver o código, testes e o produto no mercado.

Dicas de segurança básicas para webmasters

Webmasters que se preocupam com a segurança dos seus sites tomam diversas medidas preventivas para evitar ter um site invadido. Confira nesse artigo algumas medidas simples que podem e devem ser tomadas para tornar o sistema do computador mais seguro e consequentemente aumentar a segurança dos sites que trabalhamos.

Engenharia de software: Modelo de Caso de Uso do jeito certo

O Caso de Uso  é uma ferramenta que tem sido usada em todo o mundo. Corretamente usada, ou não, mas tem sido de enorme valia para projetos de desenvolvimento de sistemas de grande porte e de elevado grau de complexidade para alta e baixa plataformas.

Afinal de contas, o que é Caso de Uso? Existem algumas descrições que busquei na literatura para deixar claro e de forma inequívoca seu significado. Foram obtidas de autores de renome e fontes de aceitação internacional.

5 estratégias para melhorar o fluxo de trabalho de desenvolvimento de software

5 estratégias para melhorar o fluxo de desenvolvimento de software

É difícil pensar em um plano quando você se encontra em um ambiente disfuncional. Tudo está em chamas e não há tempo disponível. Problemas como prazos apertados, pressão, horas extras, desperdício, insatisfação do cliente e do time tornam ainda mais complicado saber por onde começar e qual o problema mais importante.

Para ajudar em situações como esta, vou apresentar 5 estratégias para serem aplicadas em sequência. Elas estão alinhadas com os princípios Lean e servirão como como um guia seja qual for o método que você usa, Scrum, Kanban, XP ou qualquer outro.

Essas estratégias chamaram a minha atenção quando participei de um curso chamado SoftwareZen, criado por Alisson Vale, um dos pioneiros em Kanban no Brasil. Recomendo fortemente o curso.

As estratégias foram complementadas com a experiência na Plataformatec e com o conteúdo que eu apresentei no Agile Floripa 2016.

Algumas boas práticas no desenvolvimento de sites WordPress

Algumas boas práticas no desenvolvimento de sites WordPress

Atualmente, o WordPress (WP) representa aproximadamente 26,6% do mercado mundial, e desenvolver um site em WordPress pode ser fácil, mas depende da experiência que você tem em webdesign. Por sorte, o WordPress é atualizado e melhorado constantemente a fim de facilitar a vida de quem está programando.

Este artigo contém algumas boas práticas para você desenvolver um WordPress, seja um blog clássico, um site personalizado para sua empresa ou até mesmo um ecommerce.

Qual o custo do mau uso da internet para as empresas?

Certa vez em um escritório de projetos de software recebi a missão de averiguar o porquê projetos estavam atrasando. Não dava para responder essa pergunta assim de “bate-pronto”, era preciso uma análise mais cuidadosa para a questão.

Iniciei os trabalhos com uma auditoria nos documentos mais importantes de alguns dos projetos em andamento: plano de projeto, cronograma, planilha de riscos, dentre outros. Não parei por aí, observei alguns processos da instituição relativos ao desenvolvimento de software. Verifiquei também o histórico de estabilidade da infraestrutura/ambiente da instituição, afinal, o ambiente é a plataforma sob a qual os projetos são projetados gradativamente.

Os testes e os dublês - Parte 2

No post anterior, vimos um dos cenários de testes utilizados por times da Globo.com, onde não escrevemos testes "isolados" (famigerados microtests), e abusamos da integração entre classes e serviços.

Mas até mesmo para nós existe um limite que não podemos ultrapassar: O caso de uma consulta a uma API externa, por exemplo. Nesse cenário, precisamos fingir que estamos fazendo isso, sem perder a segurança em nossas asserções.

Os testes e os dublês - Parte 1

Em tempos onde discussões envolvendo a relevância dos testes têm causado furor nos diferentes campos da área do desenvolvimento de software, nada mais justo do que "chovermos no molhado", e falarmos sobre testes, mocks, stubs e todos os seus primos menos famosos.