Sistema do Grupo Pão de Açúcar usa big data para fidelizar clientes


Representantes do Grupo Pão de Açúcar apresentaram nesta segunda-feira, durante um painel na feira National Retail Federation Big Show, o novo sistema de relacionamento do Clube Extra. Voltada para clientes, mas também ligada a fornecedores, a ferramenta se aproveita do big data para “criar” ofertas e tentar gerar fidelização à marca.

O programa foi lançado há cinco meses e relaciona os consumidores com seus produtos favoritos. As informações vêm do banco de dados do sistema Cliente Mais, criado anteriormente para a rede de supermercados Pão de Açúcar, e estão integradas aos fornecedores – que escolhem que tipos de promoções podem oferecer aos consumidores interessados.

No exemplo citado no painel, um grupo de clientes deixa de frequentar os mercados da rede. Para trazê-los de volta, o sistema acessa o banco de dados e descobre que todos eles são fãs de uma marca de refrigerante. Assim, começa a oferecer cupons de descontos para que voltem à rede para comprar a bebida – mais ou menos como fazem os sites com seus anúncios personalizados.

Segundo comunicado enviado pela consultoria da empresa, a GS&MD, os associados ao programa de fidelidade do grupo já passaram dos 5 milhões. O número representa uma bela base de informações, que ajudam na organização desse tipo diferente de promoções.

Tags: sistema, Marketing, Pão de Açucar, big data

Via info.abril.com.br

Total de comentários: 0
avatar