Microsoft abrirá código da ferramenta de blogs Live Writer


Um arquiteto de software da Microsoft revelou nesta quarta-feira que a empresa abrirá o código de mais uma ferramenta. A escolhida da vez, porém, não segue a tendência de estar ligada ao .NET, e é na verdade um programa para blogueiros: o "velho" Live Writer.

Compatível com diversas plataformas de blogs – inclusive as mais populares WordPress e Blogger –, o software era originalmente incluído no pacote Windows Live Essentials. Ele não recebe grandes atualizações desde 2012, mas uma comunidade de tamanho considerável ainda o utiliza para publicar em suas páginas pela internet.

O grupo inclusive fez um bom estardalhaço no mês passado, quando o Blogger, do Google, deixou de ser compatível com o software. Como lembrou o Ars Technica, o problema foi provavelmente causado por mudanças nos protocolos da API de login do sistema de blogs, que acabou cortando o acesso do Live Writer à plataforma.  

O próprio Google acabou por consertar essa incompatibilidade. Da parte da Microsoft, o arquiteto de software Scott Hanselman apenas mencionou na ocasião a possibilidade de tornar open source o programa de publicação – algo que foi confirmado pelo mesmo Hanselman nesta quarta-feira, pelo Twitter.

No tweet, o arquiteto pediu “discrição” aos usuários que comemoraram, justamente porque o processo de abertura de código não tem uma data definida para ser concluído. Segundo ele mesmo escreveu nos fóruns da Microsoft, tudo pode acabar levando meses.

Tags: blog, .net, Microsoft, Open

Via

Total de comentários: 0
avatar