Google realiza encontro para incentivar maior número de mulheres em cursos de software


O Google realizou nesta semana encontro com estudantes da rede pública de ensino de São Paulo com o objetivo de incentivar um maior número de mulheres em cursos de TI, como engenharia e ciência da computação. Chamado de Mind the Gap, o evento reuniu cerca de 120 adolescentes que puderam tirar dúvidas sobre a profissão e também sobre como é trabalhar na empresa de buscas.

“Elas estavam muito interessadas. Tiraram dúvidas sobre como é a faculdade e sobre o processo de seleção do Google”, diz Camila Matsubara, engenheira de software que trabalha no escritório do Google em Belo Horizonte. Durante o encontro, as adolescentes participaram de um laboratório de programação básico com o auxílio do game Angry Birds.

Apesar da previsão de que os empregos na área de TI vão dobrar até 2020, segundo a Code.org, as mulheres ainda são minoria na área. 84% das matrículas em cursos ligados à computação são feitos por homens no Brasil.

A Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, viu uma piora no número de mulheres no curso de ciência da computação — graduação em que Camila era uma das quatro mulheres da turma de 2006. Em 2014, apenas 14% dos alunos inscritos no vestibular para ciência da computação da FUVEST eram mulheres. Em 1997, as mulheres somavam 30%.

É por isso que iniciativas como a do Google são importantes para reverter o desequilíbrio entre os gêneros na área de software. “Queremos dar um passo de cada vez, realizando mais eventos como esse e focando bastante em estudantes do ensino médio que estão na época do vestibular”, diz Camila.

Tags: google, Software, garotas, mulheres, Cursos, Desenvolvimento

Via info.abril.com.br

Total de comentários: 0
avatar