Facebook abre código de seu ambiente de desenvolvimento Nuclide


A temporada do open source continua aberta, e nesta última terça-feira foi a vez do Facebook começar a liberar o código de uma de suas ferramentas para programadores. O escolhido agora foi o ambiente de desenvolvimento integrado (ou IDE) Nuclide, apresentado durante a última conferência para programadores F8, realizada pela rede social em março.

O sistema é na verdade um “conjunto de pacotes” que roda em cima do editor de códigos Atom, do GitHub. Ele foi criado para “prover uma experiência de desenvolvimento unificada para engenheiros”, conforme explicou Michael Bolin, engenheiro de software do Facebook, no texto de anúncio da novidade. A ideia inicial é de que o IDE sirva tanto para quem “trabalha com apps nativos do iOS, códigos em React ou React Native ou mesmo em Hack”.

Entre as principais funcionalidades do Nuclide, o Facebook destaca o desenvolvimento remoto, que permite aos desenvolvedores editarem os códigos em máquinas virtuais ou mesmo servidores distantes. Fora isso, o IDE ainda oferece suporte integral à linguagem Hack, ao Flow – que encontra erros de digitação em códigos JavaScript –, à plataforma de controle de código-fonte Mercury e ao sistema de buscas Omni-Search.

No estado atual, o sistema aberto ainda não dá suporte a apps iOS e às bibliotecas React e React Native, mas os três já estão nos planos, de acordo com a empresa. Uma ferramenta para depurar o código tanto no lado do cliente quanto no do servidor também deve ser incluída em breve. De qualquer forma, o projeto já está liberado no GitHub, e dá para baixar os pacotes e participar do desenvolvimento por aqui.

Tags: F8, Nuclide, IDE, Open source, facebook, GitHub

Via info.abril.com.br

Total de comentários: 0
avatar