Aqui você encontra artigos sobre as diversas linguagens de programações para diversos fins como navegadores, web, jogos etc.
Nos anos 70 ninguém sabia para onde o mundo da computação estava indo.
Sabia-se que ele estava indo rápido e que literalmente qualquer um com boas ideias poderia se tornar o carro-chefe da indústria em um piscar de olhos. Pensando nisso, uma dupla transformou um dos cômodos da casa em uma fábrica de computadores, com componentes testados na mesa da cozinha e armazenados no banheiro. Essa mesma dupla acabaria construindo um império, saindo na frente com ações negociadas na bolsa de valores, conquistando capas de revistas e cativando consumidores de costa a costa dos Estados Unidos com o design inovador de seus produtos. Mas quem eram?
Se você pensou Steve Jobs e Steve Wozniak, errou por vários quilômetros de distância.
Estamos falando de Lore Harp e Carole Ely, duas donas de casa que entraram para a História da Computação com a Vector Graphic Inc.
Conheço alguns jovens que iniciam ou terminam a sua graduação e não sabem para qual direção seguir. Participei como ouvinte de um grupo de coaching vocacional realizado com adolescentes que estão finalizando o ensino médio e se preparando para escolher qual faculdade cursar.
Essa experiência foi enriquecedora, olhei para eles e percebi o quão importante é o autoconhecimento que precisamos buscar para conseguir dar um direcionamento a nossa vida profissional. No começo, eles não tinham um norte ou se quer uma ideia do que mais lhe inspiravam, mas com o decorrer do processo eles foram conhecendo mais sobre seus gostos, suas crenças, suas aptidões e puderam entrar em contato com profissionais experientes e conhecer um pouco mais daquelas áreas que começavam a esboçar interesse. Vê-los retornar às sessões após estas entrevistas com os profissionais foi surpreendente. Muitos já retornaram com a certeza do curso que seria escolhido, outros eliminaram muitas opções ficando com um ou no máximo três opções e com aquela segurança de saber o que pretendiam com suas profissões.
Os motivos ou justificativas usadas por quem quer aderir ao home office são diversos: Economia de recursos, corte de gastos, maior qualidade de vida, produtividade, entre outros. É um assunto em alta quando falamos sobre o futuro da forma de trabalhar porém é um tema relativamente recente no Brasil.
“A maioria dos gerentes dos projetos concluídos com sucesso gastou aproximadamente 90% do seu tempo envolvida em algum tipo de comunicação”. Seja ela escrita, falada, de forma não-verbal, com um estilo formal ou informal, os gerentes devem saber aplicar os diferentes tipos e estilos de comunicação, assim como desenvolver um ambiente que propicie uma comunicação franca e aberta entre os participantes do projeto” (DINSMORE, 2005).
Algumas pessoas por vezes me questionam como eu faço para calcular os preços que cobro para trabalhos freelances.
Por ser algo relativamente recorrente resolvi escrever aqui minha dica sobre criação de preços, já que acredito ser uma dúvida de tantos outros.
O Typing é um site que oferece práticas gratuitas de digitação para programadores. Ele funciona de maneira bastante simples e flexível, com suporte para múltiplas linguagens, como JavaScript, Objective-C e PHP.
Que profissionais de TI e usuários muitas vezes não conseguem falar a mesma língua não é novidade. Mas afinal, por que isso acontece?
Certa vez, numa discussão sobre o assunto, ouvi de alguém que o motivo era que a TI possui o foco em computadores/softwares e não em pessoas. Obviamente que foi uma resposta equivoca, e se você pensa desta maneira, há grande chance de estar enganado!
Além de novidades no iOS, no OS X e na linguagem Swift, a Apple revelou após a conferência WWDC, realizada nesta última segunda-feira, algumas mudanças em seu Xcode. Em sua sétima e nova versão, o ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) passar a limitar menos os programadores, que agora podem testar seus aplicativos em iPhones e iPads sem precisar pagar a anuidade de 100 dólares do programa de membros da Apple.
Certa vez, estava eu atualizando o meu LinkedIn quando o @davidsonfellipe me indagou sobre o título de "Analista e Desenvolvedor Web" que possuo atualmente. Segundo ele, "Front-end/Back-end Engineer" é mais atrativo para que headhunters cheguem a um perfil.
Contra argumentei dizendo que essa não era a minha formação, e que não me sentia confortável em me chamar de engenheiro. Ele, hoje um Front-end Engineer com formação em Engenharia da Computação, afirmou que isso era bobagem, e que eu já praticava muitas das suas atribuições no dia a dia.
A partir daí comecei a me perguntar: O que raios é e o que faz um Engenheiro de Software?
Node.js é uma plataforma construída sobre o motor JavaScript do Google Chrome para facilmente construir aplicações de rede rápidas e escaláveis. Node.js usa um modelo de I/O direcionada a evento não bloqueante que o torna leve e eficiente, ideal para aplicações em tempo real com troca intensa de dados através de dispositivos distribuídos.
O Atom é um editor de texto moderno, gratuito e open source, que funciona muito bem como alternativa a softwares como o Sublime. Criado pelo GitHub como o “editor de texto que eles sempre quiseram usar”, o programa acaba de ganhar suporte para múltiplas pastas dentro de um único projeto.