Um programador automatizou seu trabalho e passou 6 anos sem fazer nada.


Um programador automatizou seu trabalho por 6 anos

Um usuário do Reddit identificado como FiletOfFish1066 compartilhou uma história pra lá de curiosa, que pode ser verdade ou inventada, mas nossos leitores que trabalham com programação e testes vão se identificar.

Quando ainda era um recém-formado, há seis anos, ele foi contratado para trabalhar em uma empresa que na época era pequena, mas que hoje é um dos maiores nomes de tecnologia de San Francisco, muito provavelmente uma gigante do Vale do Silício. E com um salário equivalente a R$ 26 mil por mês.

Seu trabalho? Testar o que os outros programadores criavam. E, para quem não conhece essa parte do processo de desenvolvimento de software, o pessoal de Quality Assurance (QA) valida, por exemplo, se um campo de data aceita apenas datas e não texto, se campos de texto permitem SQL Injection, se os usuários possuem acesso a determinado recurso, se um botão está realizando a tarefa esperada, se a resposta do sistema está correta e afins.

Uma vez que esses testes são padronizados, o trabalho do QA se torna uma repetição de validações. Nosso nobre Filé de Peixe precisou de 8 meses para perceber isso, e resolveu criar um programa que automatizou suas tarefas. Como todo bom profissional, ele avisou seus superiores sobre sua excelente ferramenta, pedindo mais trabalho para ocupar seu tempo livre, certo?

Pois é… não. O desgraçado ficou quieto. E passou seis anos dentro da empresa jogando League of Legends, navegando pelo Reddit, indo para a academia ou qualquer outra coisa que desse na telha. Como os testes funcionavam sem problemas toda vez que precisavam dele, nunca ninguém reclamou.

Isso, claro, até alguém descobrir a mamata e avisar o chefe. Evidentemente, o maluco foi demitido no mesmo instante. E o pior: por ter passado tanto tempo sem trabalhar, ele esqueceu o que sabia sobre programação.

Hoje o rapaz tem 28 anos, acumulou US$ 200 mil na poupança, mas está desempregado. E quais serão seus passos agora? Tirar férias. “Essa pausa é necessária. Eu preciso repensar tudo na minha vida. Quando eu voltar, vou reaprender tudo que esqueci, estudar algoritmos novamente e ler Cracking The Coding Interview“, concluiu.

Se isso tudo for mesmo verdade, potencial ele tem, só precisa deixar de ser preguiçoso.

Via www.cbsi.net.br

Total de comentários: 0
avatar