Sir Tim Berners-Lee recebe Prêmio Turing


Ontem, 4 de abril de 2017, a ACM (Association for Computing Machinery) anunciou o ganhador do prêmio Alan Turing para 2016: Sir Tim Berners-Lee, professor do MIT e Oxford. O Prêmio Alan Turing é considerado o Novel das ciências da computação, sendo oferecido aos responáveis pelos avanços mais significativos na área a cada ano.

O gênio de Sir Tim Berners-Lee foi responsáveis por tecnologias vitais para a criação e desenvolvimento da World Wide Web. Ele foi responsável pela criação de URIs, HTTP, o primeiro navegador e o HTML. A genialidade dessas ferramentas se encontra não só em suas capacidades técnicas mas por serem de uso relativamente fácil, especialmente o HTML, diminuindo em muito a barreira de entrada no mundo da internet. 

Berners-Lee lançou o primeiro site da internet: http://info.cern.ch/

Não foi apenas sua genialidade, no entanto, que permitiu que a Internet fosse criada. Em sua decisão de manter tais protocolos e software royalt-free, Berners-Lee abriu as portas para o desenvolvimento de novos navegadores e software para servidores que atualmente fazem a Internet funcionar. 

Parabéns Sir Tim Berners-Lee! Nós, webmasters, temos muito a agradecer, sem você é possível que nossa profissão não existisse ou fosse muito, muito diferente do que é hoje!

Tags: Prêmio Turing

Via awards.acm.org

Total de comentários: 0
avatar