Criador do uso de '@' em e-mails, Ray Tomlinson morre aos 74 anos


Faleceu nesse sábado, 5 de Março, Ray Tomlinson, o inventor do email

Faleceu nesse sábado, 5 de Março, Ray Tomlinson, o inventor do email, aos 74 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco.

Tomlinson criou o sistema de envio de uma mensagem de uma rede para outra nos primórdios da Internet e implementou o uso do sinal de @ nos endereços eletrônicos dos usuários.

Em 1971, o primeiro email foi enviado. Ninguém lembra mais o que ele continha e, de acordo com Tomlinson, era apenas uma sequência de texto sem importância. O importante era que pela primeira vez uma mensagem havia sido enviada de um usuário de uma rede para outra completamente diferente dentro da ARPANET, a rede militar que deu origem à Internet como conhecemos.

Ray Tomlinson e o símbolo que persiste após décadas.

Ray Tomlinson era funcionário da Bolt, Beranek, and Newman (BBN) em Boston, uma empresa que prestava serviços para o desenvolvimento da ARPANET. Embora já se praticasse o hábito de deixar mensagens entre usuários do mesmo computador, o engenheiro desenvolveu o comando SNDMSG, que enviava arquivos com mensagens para outros computadores.

Sem sua contribuição, o uso do email hoje seria completamente diferente. Tomlinson também criou a convenção de usar o símbolo da “@” para separar o nome do usuário do nome da rede à qual ele pertencia, padrão ainda adotado 45 anos depois. De acordo com o inventor, o sinal anteriormente usado para fins contábeis foi escolhido por ser pouco difundido antes, o que evitaria conflitos de endereçamento. No inglês, a nossa “arroba” se pronuncia “at”, também significando a preposição “em”, o que tornou sua lógica bastante clara para quem enviava as primeiras mensagens.

Ironicamente, ele desenvolveu o sistema de envio de mensagens nas horas vagas e, quando mostrou sua criação pela primeira vez para um colega de trabalho, reza a lenda que Tomlinson teria avisado: “não conte para ninguém! Isso não é aquilo em que a gente deveria estar trabalhando”.

Após a popularização do email, Ray Tomlinson foi condecorado em diversas ocasiões pela sua contribuição ao mundo. No Hall da Fama da Internet, do qual faz parte, consta que “o programa de email de Tomlinson trouxe uma completa revolução, mudando fundamentalmente a forma como as pessoas se comunicam”.

Tags: Email, Ray Tomlinson, Inventor, arpanet

Via codigofonte.uol.com.br

Total de comentários: 0
avatar