Netbook - Que sistema operacional usar?


Não podemos deixar de notar que os netbooks estão na moda. São menores e bem leves o que permite o melhor transporte, com seus modernos processadores Intel atom não deixam a desejar o que se propõem a fazer. (internet, textos, planilhas nada muito pesado). Não consegui me conter e comprei um desses brinquedinhos. Pesquisei bastante por um que tenha uma boa relação custo benefício. Não seria novidade para quem me conhece que escolhi um dell.

O escolhido foi o Dell inspiron mini 10v. Processador atom n270 (melhor que o z530, pois esse é um pouco mais lento, mais consome menos bateria). Memória de 1Gb, Hd de 160Gb, web cam, bluetooth, Windows Xp. Minha primeira impressão foi um micro bonitinho, cheio de recursos, porém meio lento, o Windows xp vem de fábrica e carregando muitos programas na memória, inclusive o mcafee gratuito por 30 dias, o que torna mais lento ainda, depois de inicializar totalmente o windows, ele até que respondeu bem, como: internet, vídeos, office , musica, web cam entre outros, porém decidi pesquisar e tentar achar um sistema mais rápido para este modelo, e é claro uma boa distribuição do Linux. Testei várias, comecei pelo Ubuntu 9.10 o qual já uso em outra máquina, depois testei um versão própria para netbooks o ubuntu remix, ficou bem rápido , porém não usufruir de todos os recursos da máquina, e o visual não me agradou muito, testei também uma outra versão do ubuntu chamada Moblin, achei interessante e super rápida, só possui em Inglês e limita muito o usuário, mas tem um visual bem interessante. Por fim, testei o Xubuntu, uma versão também do ubuntu só que usa o Xfce como interface gráfica e não o Gnome que é o padrão do Ubuntu. Gostei bastante, bom visual, inicializa em menos de 40 segundos, e desliga em menos de 10 segundos, consegui usar todos os recursos da máquina sem esforço maior, e ainda tem fácil acesso a um segundo monitor e/ou Data Show apenas no toque de uma tecla. O que mais me impressionou foi a economia de bateria, que durou quase 50% mais com o Linux em relação ao Windows.

Conclusão: Se desejar comprar um Netbook dê preferencia ao Dell inspiron mini 10, e instale o Xubuntu como sistema operacional. Detalhe: Não tirei o windows, estou trabalhando com dual boot, podendo escolher entre Windows Xp e o Linux Xubuntu ao inicializar. Coloco aqui um vídeo que achei mostrando 2 modelos de netbooks , um com Windows Seven e outro com o Xubuntu.

Via www.profpisco.com

Total de comentários: 0
avatar