Funções em Javascript

Definimos o conceito de função e aprendemos a criá-las e a chamá-las


Agora veremos um assunto muito importante, sobretudo para os que nunca programaram e estão dando seus primeiros passos no mundo da programação com Javascript, já que veremos um conceito novo, o de função, e os usos que têm. Para os que já conhecem o conceito de função também será um capítulo útil, pois também veremos a sintaxe e o funcionamento das funções em Javascript.

Oque é uma função


Na hora de fazer um programa levemente grande existem determinados processos que se podem conceber de forma independente, e que são mais simples de resolver que o problema inteiro. Ademais, estes costumam ser realizados repetidas vezes ao longo da execução do programa. Estes processos podem se agrupar em uma função, definida para que não tenhamos que repetir uma vez ou outra esse código em nossos scripts, e sim, simplesmente chamamos a função, e ela se encarrega de fazer tudo o que deve.
Portanto, podemos ver uma função como uma série de instruções que englobamos dentro de um mesmo processo. Este processo poderá logo ser executado desde qualquer outro site somente ao ser chamado. Por exemplo, em uma página web pode haver uma função para mudar a cor de fundo e de qualquer ponto da página poderíamos chamá-la para que nos mude a cor quando desejarmos.
As funções utilizam-se constantemente, não só as que você escreve como também as que já estão definidas no sistema, pois todas as linguagens de programação têm um montão de funções para realizar processos habituais como, por exemplo, obter a hora, imprimir uma mensagem na tela ou converter variáveis de um tipo a outro. Já vimos alguma função em nossos simples exemplos anteriores quando fazíamos um document.write() na verdade estávamos chamando à função write() associada ao documento da página que escreve um texto na página. Nos capítulos de funções vamos ver primeiro como realizar nossas próprias funções e como chamá-las logo. Ao longo do livro veremos muitas das funções definidas em Javascript que devemos utilizar para realizar distintos tipos de ações habituais.

 

Como se escreve uma função


Uma função deve-se definir com uma sintaxe especial que vamos conhecer a seguir:

 

 

function nomefuncao (){ 
 instruções da função 
 ... 
} 


Primeiro escreve-se a palavra função, reservada para este uso. Seguidamente se escreve o nome da função, que como os nomes de variáveis podem ter números, letras e algum caractere adicional como um hífen abaixo. A seguir se colocam entre chaves as diferentes instruções da função. As chaves no caso das funções não são opcionais, ademais é útil colocá-las sempre como se vê no exemplo, para que seja visto facilmente a estrutura de instruções que engloba a função.
Vejamos um exemplo de função para escrever na página uma mensagem de boas vindas dentro de etiquetas <H1> para que fique mais ressaltado.

 

function escreverBoasvindas(){ 
 document.write("<H1>Olá a todos</H1>") 
} 

Simplesmente escreve na página um texto, é uma função tão simples que o exemplo não expressa suficientemente o conceito de função, mais já veremos outras mais complexas. As etiquetas H1 não se escrevem na página, e sim são interpretadas como o significado da mesma, neste caso que escrevemos uma cabeçalho de nível 1. Como estamos escrevendo em uma página web, ao colocar etiquetas HTML se interpretam como o que são.

Como chamar a uma função


Quando se chamam às funções: Para executar uma função temos que chamá-la em qualquer parte da página, com isso conseguiremos que se executem todas as instruções que tem a função entre as duas chaves. Para executar a função utilizamos seu nome seguido dos parênteses.
NomeDaFuncao()

 

Tags: grátis, Funções, JS, javascript, Curso

Total de comentários: 0
avatar