Estrutura IF (parte II)

Vemos mais coisas sobre a estrutura IF: a aninhamento de IFs e o operador ?, um IF simples.


Sentenças IF aninhadas 

Para fazer estruturas condicionais mais complexas podemos aninhar sentenças IF, ou seja, colocar estruturas IF dentro de outras estruturas IF. Com um só IF podemos avaliar e realizar uma ação ou outra segundo duas possibilidades, mas se temos mais possibilidades que avaliar devemos aninhar Ifs para criar o fluxo de código necessário para decidir corretamente. Por exemplo, se desejo comprovar se um número é maior ou igual ao outro, tenho que avaliar três possibilidades distintas. Primeiro, posso comprovar se os dois números são iguais, se são, já está resolvido o problema, mas se não são iguais ainda terei que ver qual dos dois é o maior. Vejamos este exemplo em código Javascript.

var numero1=23
var numero2=63
if (numero1 == numero2){
document.write("Os dois números são iguais")}
else{
if (numero1 > numero2) _{
document.write("O primeiro número é maior que o segundo")}
else{
document.write("O primeiro número é menor que o segundo") } }

O fluxo do programa é como comentávamos antes, primeiro se avalia se os dois números são iguais. No caso positivo se mostra uma mensagem o informando.
No caso contrário, já sabemos que são distintos, mas ainda devemos averiguar qual dos dois é maior. Para isso, faz-se outra comparação para saber se o primeiro é maior que o segundo. Se esta comparação dá resultados positivos mostramos uma mensagem dizendo que o primeiro é maior que o segundo, em caso contrário indicaremos que o primeiro é menor que o segundo.
Voltamos a ressaltar que as chaves neste caso são opcionais, pois só se executa uma sentença para cada caso. Ademais, as quebras de linhas e as margens são opcionais em todo caso e nos serve somente para ver o código de uma maneira mais ordenada. Manter o código bem estruturado e escrito de una maneira compreensível é muito importante, já que nos fará a vida mais agradável na hora de programar e mais adiante quando tenhamos que revisar os programas.
Neste manual utilizarei uma anotação como a que pode ser vista nas linhas anteriores, e também será visto adiante, ademais manterei essa anotação em todo momento. Isto sem lugar á dúvidas fará com que os códigos com exemplos sejam compreensíveis mais rapidamente, se não fizéssemos assim, seria um verdadeiro sacrifício lê-los. Esta mesma receita é aplicável aos códigos que você irá criar e o principal beneficiado será você mesmo e os companheiros que cheguem a ler seu código.


Operador IF

Existe um operador que ainda não vimos e é uma forma mais esquemática de realizar alguns IF simples. Provém da linguagem C, onde se escrevem muitas poucas linhas de código que resulta muito elegante. Este operador é um claro exemplo de economia de linhas e caracteres ao escrever os scripts. Será visto rapidamente, pois a única razão pela qual o incluo é para que saiba que existe e se o encontra em alguma ocasião por aí, você saiba identificá-lo e como funciona. Um exemplo de uso de operador IF pode ser visto a seguir: Variável = (condição) ? valor1 : valor2
Este exemplo não só realiza uma comparação de valores, como também atribui um valor a uma variável. O que faz é avaliar a condição (colocada entre parênteses) e se é positiva atribui o valor1 à variável e no caso contrário lhe atribui o valor 2.
Vejamos um exemplo:
momento = (hora_atual < 12) ? "Antes de meio-dia" : "Depois de meio-dia"
Este exemplo olha se a hora atual é maior que 12. Sendo assim, quer dizer que agora é antes de meio-dia, assim que atribui "Antes de meio-dia" à variável momento. Se a hora é maior ou igual a 12 é que é depois de meio-dia, com o que se atribui o texto "Depois de meio-dia" à variável momento.

Tags: grátis, JS, javascript, Curso, if

Total de comentários: 0
avatar