Teletrabalho - Tecnologia e Software

Com a tecnologia tornando mais fácil para trabalhadores em alguns setores a trabalhar remotamente, o teletrabalho está se tornando cada vez mais comum.


O sistema no qual os empregados batem o ponto ao entrar e sair, têm sido utilizados há décadas no local de trabalho para ajudar a gestão manter o controle dos trabalhadores. No entanto, nem todas as empresas utilizam este sistema. as empresas menores não têm a necessidade de tais sistemas devido ao pequeno número de funcionários que podem ser rastreados pelo supervisor manualmente.

As empresas maiores, no entanto, podem se beneficiar do sistema, devido ao grande número de funcionários e o complexo sistema de geração de folha de pagamento. Tais sistemas ou relógios de ponto são, portanto, ainda usados por muitas empresas hoje em dia.

Com a tecnologia tornando mais fácil para trabalhadores em alguns setores a trabalhar remotamente, o teletrabalho está se tornando cada vez mais comum.

Existem vários softwares que facilitam o trabalhor e a empresa a usar o teletrabalho como opção: Skype, Trillian, Google+ Hangouts, Focus Time, Time Doctor e o Bizimply.

O software 'Time Doctor' tem como objetivo ajudar as empresas a serem capazes de gerir os trabalhadores remotos como se eles estivessem no mesmo escritório, mantendo um alto nível de produtividade ao trabalharem remotamente.

Indivíduos e comunidades podem se beneficiar do teletrabalho já que as pessoas estão cansadas com a correria do dia a dia e ansiosas para ter mais controle de suas vidas e ansiosas para encontrar um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

O custo de transporte para o trabalho e o tempo levado para chegar podem desmotivar um empregado e perder um funcionário valorizado pode ser um custo alto para as empresas. Muitos funcionários veêm a possibilidade do teletrabalho como um privilégio.

Sem contar que o teletrabalho reduz as ausências não programadas. Pesquisas indicam que uma grande porcentagem de funcionários que não vão trabalhar por motivo de doença na realidade não estão doentes. Eles fazem isso por causa de problemas familiares, necessidades pessoais e stress.

A ausência não programada é um custo aos empregadores, portanto a redução em tais ausências será bem vinda.

Por outro lado se o trabalhador estiver realmente doente, ao ter a opção de trabalhar remotamente, os teletrabalhadores normalmente continuar a trabalhar mesmo quando estão doentes (sem infectar os outros colegas de trabalho). Os teletrabalhadores tambem em geral voltam a trabalhar de forma mais rápida após cirurgias ou problemas médicos.

O aumento da produtividade também foi notado em teletrabalhadores e os cortes de custos imobiliários podem ser significantes para a empresa já que menos espaço para escrivaninhas nos escritórios seria necessário.

O trabalho remoto forçam as pessoas a serem mais independentes e disciplinadas e proporciona novas oportunidades de emprego para muitos. A abordagem de teletrabalho também contribui diretamente para a viabilidade e a vitalidade das comunidades tradicionais. Com mais pessoas que residam em áreas rurais, os serviços regionais (restaurantes, lojas, correios, bancos, postos de gasolina, hospitais, etc.) também beneficiarão.

Softwares como o Time Doctor rastreiam os sites e aplicativos usados enquanto as pessoas estão trabalhando. Os gerentes podem receber um relatório com essas informações. Os gerentes também podem receber um relatório listando o uso de outros sites como o Facebook que potencialmente não são relacionados com o trabalho.

As vantagens tanto para as empresas e os empregados ao optar com o teletrabalho são inúmeras: redução da emissão de carbono, redução de tráfego, garante a continuidade das operações em caso de um desastre.

Contudo, existem obstáculos para o teletrabalho. Ao mesmo tempo que uma porcentagem de gestores que dizem confiar em seus funcionários, existe os que não confiam e preferem ser capaz de vê-los, só para ter ceteza de que estes estão mesmo trabalhando. A medição de metas tem sido realizada como a chave para uma boa gestão dos teletrabalhadores.

Não são todas pessoas que têm a disciplina de trabalhar remotamente, o teletrabalho realmente não é para todos.

Para alguns, as necessidades sociais devem ser consideradas, como exemplo a necessidade de encontrar diariamente com colegas de trabalho, sair de casa, conversar são necessidades de muitos.

Os empregados devem sentir-se confortáveis com a tecnologia ou devem ter a disposição o suporte técnico remotos necessários. É preciso entender que o teletrabalho não é um substituto adequado para a escolinha dos filhos, a menos que eles possam agendar o horário de trabalho em torno das necessidades de seus filhos.

Vale lembrar que os empregados devem ter um espaço de escritório em casa definido, sem barulho e interrupções corriqueiras.

Alguns funcionários citam temores em relação a carreira como uma razão para não se tornarem teletrabalhadores. Entretanto, teletrabalhadores que mantêm comunicação regular (telefone, e-mail, bate-papo instantâneo, até mesmo o ocasional encontro cara-a-cara) com colegas de trabalho e gerentes tradicionais descobriram que o impacto carreira não é um problema.

Alguns gerentes sentem que a distância inibe a colaboração. Eles precisam da 'energia na sala', quando ocorre uma crise.

O problema de segurança de dados é fácil de resolver e deve ser abordado. Em geral os responsáveis pela segurança de dados em grandes organizações sentem que os trabalhadores domiciliares não são uma preocupação de segurança. Na verdade, eles estão mais preocupados com o trabalho ocasional que é levado para fora do escritório por funcionários tradicionais que não têm o treinamento, ferramentas e tecnologias que teletrabalhadores recebem.

Por isso a formação de segurança deve ser fornecida para todos os funcionários.

Embora existam alguns inibidores reais que precisam ser superados, as vantagens superam as desvantagens. O teletrabalho proporciona uma estrutura a qual podemos trazer o mundo para a comunidade: os indivíduos já não terão que deixar de tomar o seu lugar no mundo.

Total de comentários: 0
avatar