Meta Tags para iniciantes

Saiba mais sobre quais Meta Tags são importantes, irrelevantes ou completa perda de tempo em seu site.


Meta Tags são, como vocês são sabem, linhas de código adicionadas no <head> do seu website com o intuito específico de informar ao navegador alguma informação. Não lembra os detalhes? Dê uma olhada em nosso mini-curso para relembrar!

Meta Tags são importantes não apenas para o funcionamento do site mas também para SEO pois os robôs dos mecanismos de buscas analisam essas informações para inferir o conteúdo do site, além do que certos Tags são usados para exibir informações para os usuários diretamente.

Os Tags vitais

Existem 4 tags que são absolutamente imprescindíveis em seu website e devem estar presentes em cada página:

  • Content-type - chartset - serve para especificar o character set usado na página. Um content-type incorreto ou ausente pode fazer com que o texto em sua página seja exibido incorretamente. Para sites em português, o chartset deve ser "utf-8"
  • Language - também importante para facilitar que seu website seja indexado no idioma correto.
  • Title - ainda que tecnicamente ele não seja um meta tag, ele está no <head> e tem grande importância para SEO, por isso está aqui. O Title é sempre avaliado pelos robôs para definir o conteúdo da página. É importante ter um title diferente em cada página e o tamanho recomendado é de até 60 caracteres. O Title é usado também nos resultados orgânicos de buscas.
  • Description - embora este campo não seja levado em consideração pelos robôs de mecanismos de buscas, ele é vital para o sucesso da página pois é o campo usado pelo Google para gerar o texto que aparece nos resultados de pesquisas orgânicas. Este campo deve ter aproximadamente 160 caracteres e deve ter uma descrição interessante da página, pois é essa descrição que irá fazer o visitante em potencial clicar no link ou não.
  • Viewport - no mundo de dispositivos móveis, o viewport é importante para o Google entender se seu site está preparado pra dispositivos móveis. Você pode saber mais aqui: Configurar a janela de visualização.  

O resto é resto

Existem tags que por si são úteis mas considerando a necessidade de minimizar o overhead do site, use-os apenas se necessário:

  • Meta Tags de redes sociais - embora importantes, considere a página em particular será compartilhada em redes sociais.
  • Robots - lembre-se da importância dos defaults: os robôs dos mecanismos de busca assumem index,follow, ou seja, indexar a página e seguir os links. O meta tag robots só é necessário se você precisar de um comportamento diferente dos defaults.
  • Geo - não é usado pelo Google, cuja configuração geográfica é feita via o Search Console.
  • Site verification - a maior parte dos serviços como o Google permitem a confirmação de titularidade do domínio através de outros meios: DNS ou arquivos html. Use a opção de meta tag apenas se realmente não houver outra.

Ainda na lista de "use se realmente precisar" vão todas os Tags que têm motivos técnicos para estar no site. Se o site funciona sem elas e você não sabe o efeito concreto delas no SEO, não use. Velocidade é sempre mais importante que algum Tag obscuro e de pouco ou nenhum uso.

Por fim, algumas tags que muitos ainda usam e parecem até úteis mas que são totalmente ignoradas pelos mecanismos de busca: Author/web author, Revisit After, Rating, Expiration/date, Copyright, Abstract, Distribution, Generator, Cache Control, Resource Type.

Algum outro tag importante que nós esquecemos? Alguma dúvida sobre os tags mencionados? Não pense duas vezes e deixe seu comentário abaixo.

Tags: seo, meta tags, iniciantes, guia
Via moz.com

Total de comentários: 0
avatar