Google avisa ao usuário nos resultados se a página é compatível com dispositivo móveis.

Saiba como isso pode impactar nas visitas que você está recebendo em seu site.


Aqui no WMOnline recentemente criamos uma categoria para programadores de dispositivos mobile, isso porque essa área mobile vem crescendo e você webmaster tem que se preparar para isso. Quem não tem o site compatível com dispositivos móveis perde visitas, já quem tem pode ganhar mais acessos orgânicos pelo diferencial.

O Google em seu blog para Webmasters postou que o buscador irá exibir nos resultados de busca as palavras chave dessa postagem Para Mobile. Veja aqui.

Na postagem o Google não disse se isso interfere no posicionamento dos links nos resultados de pesquisa, entretanto é provável que sim, já que, o Google sempre se preocupa em dar o melhor resultado de pesquisa aos seus usuários.

Mesmo que não interfira nas posições nos resultados de busca, quando uma pessoa faz uma busca e ler "Para Mobile" ele vai preferir o site compatível com o dispositivo dele já que não precisa ficar dando zoom e arrastando a página para ler a informação contida na página.

Como resolver o problema?

O Google apenas exibirá "Para Mobile" no resultado de sua página somente se sua página proporcionar ao usuário uma boa experiencia de navegação; então você pode encontrar soluções diferentes que atenda sua necessidade.

Para começar o faça um teste de compatibilidade com dispositivos móveis para saber como o Google ver a compatibilidade da sua página. Lá também oferece algumas soluções.

Outra ferramenta que vai te auxiliar é o PageSpeed Insights. Esta ferramenta avalia a velocidade com que o site carrega (renderiza) e aponta falhar e soluções das mesmas para dispositivos móveis e desktop, e o principal: dá uma nota de avaliação para a sua página.

Design responsivo

A solução mais usada hoje é a responsividade. Independente do CMS que tenha criado seu site, você pode aplicar um design responsivo. Os designs responsivos são aqueles que se adapta a resolução de tela do usuário ignorando se o visitante está usando um desktop, um tablet ou smartphone.

Existem vários templates (ou temas) para diversos CMSs responsivos, se for o caso passe a usar um. Caso queira manter o seu design contratar um programador para adaptar o site é as resoluções de tela.

Website exclusivo para dispositivos móveis

 A outra solução é você criar um outro sistema para dispositivos móveis, geralmente o pessoal usa o subdomínio m.example.com. Esta solução é mais trabalhosa, porém proporciona o usuário um carregamento de página mais rápido já que excesso de códigos HTML, JS e CSS deixam de existir, além da imagens serem menores. O resultado final é uma página que carrega rápido e menos pesado economizado os dados do visitante.

Quem tiver uma versão assim tem que usar rel="alternate" apontado para versão para desktop para o Google não interpretar como conteúdo duplicado.

Então, o que acha? Deixe seu comentário abaixo.

Tags: google, responsivo, webmaster, Mobile, design

Total de comentários: 0
avatar