Otimização de sites é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca. O termo SEO (do inglês, Search Engine Optimization, acrônimo SEO) também se refere a indústria de consultoria, que trabalha na otimização de projetos e websites de seus clientes. Fonte: Wikipedia Entre para nossa comunidade e tire suas dúvidas: dúvidas de SEO
Para quem ainda não conhece, SEO é uma abreviação para o termo Search Engine Optimization, que na língua portuguesa leva o nome de Otimização para Motores de Busca. Trabalhar com SEO consiste na otimização de páginas ou sites por completo, com o intuito de facilitar nas buscas através dos navegadores web, como o buscador Yahoo ou o próprio Google, entre dezenas de outros navegadores.
O Google oferece um serviço para cada tipo de situação digital. Para anunciar no site, a dica é usar o Google AdWords. Se a ideia é descobrir quais são as tendências atuais, o que você procura é o Google Trends. Já se você quer ganhar um dinheiro extra, dá para fazer parte da rede do Google AdSense.
A seguir, você confere duas ferramentas da gigante norte-americana que prometem fazer com que seu negócio alavanque no universo on-line.
Desde o lançamento do primeiro iPhone, em junho de 2007 e, com ele, o desenvolvimento em larga escala de aplicativos mobile, o mundo passou a funcionar de outra forma. O número de aplicativos distribuídos em cada uma das app stores não para de crescer. Segundo o site statista.com, existem no momento cerca de 3.970.000 aplicativos distribuídos por pelo menos cinco app stores.
Os mecanismos de buscas interpretam os traços e underlines de forma diferente. O Google já esclareceu que isso seja aplicado nas estruturas dos URLs, usando hifens preferencialmente do que underscores, uma vez que é mais fácil identificar qual o conteúdo da página. Dê uma olhada abaixo sobre o trecho no blog de suporte do Google sobre estrutura de URL.
Considere o uso de pontuação em seus URLs. O URL http://www.example.com/vestido-verde.html é muito mais útil para nós que http://www.example.com/vertidoverde.html. Recomendamos que você use hifens (-) em vez de sublinhados (_) em seus URLs.
Gary Ilyes, colaborador do time do Google Webmaster Trends, afirmou neste último fim de semana em seu Twitter que por algum tempo não devemos receber notícias sobre o Google Penguin, que combatia principalmente técnicas de link building de baixa qualidade. Entretanto, nos próximos tempos o Google deverá lançar uma nova e mais robusta versão do algoritmo, que funcionará em tempo real.
O buscador Bing irá seguir o concorrente Google e passará a melhorar a posição de sites responsivos nos resultados de buscas mostrados em smartphones e outros dispositivos móveis.
Após vários meses de testes, o Google acaba de lançar seu tão esperado relatório de Análise de Pesquisas (ou Search Analytics), recurso que está substituindo a opção Consultas de Pesquisa dentro do Google Webmaster Tools.
A nova funcionalidade foi lançada oficialmente no dia 6 de maio e anunciada no mesmo dia pelo Blog Oficial do Google para Webmasters. A nova funcionalidade traz recursos muito mais interessantes e opções que facilitam a vida de quem precisa entender como os usuários encontram o seu site e como suas páginas aparecem nos resultados de busca do Google.
É comum e acontece todos os dias muitos usuários criam sites incríveis, mas depois não conectam ou ligam o Google Analytics ao site para medir as suas visitas. É quase como construir uma casa e nunca usar a cozinha. Ignorar esta ferramenta é como ignorar os seus visitantes e perder toda a informação essencial para ajudar a construir uma presença online de sucesso.
No final da tarde de ontem, a comunidade mundial de search começou a discutir sobre a recente notícia no blog oficial do Adwords na Noruega, sobre um processo de análise de sites com a finalidade de melhorar a visibilidade nos mecanismos de busca. Leia a tradução (do Google Translator) abaixo: