Programar para Android com Android Studio


Está quase fazendo um ano que a Google lançou o Android Studio – um IDE de programação para a plataforma Android. Este IDE é semelhante ao popular Eclipse, com ADT Plugin, oferecendo as melhores ferramentas e funcionalidades aos programadores. Segundo a própria Google, com o Android Studio a programação para Android é mais simples e rápida.

 

Hoje vamos mostrar como podem começar a usar o Android Studio.

 

 

Para quem está habituado ao Eclipse ou ao Netbeans, facilmente se adaptará ao Android Studio. Para os novatos, vão ver que também é simples. Lembrem-se que o sucesso de um programador começa inicialmente por dominar o IDE de programação. Vamos a isso então.

 

Download do Android Studio

 

O Android Studio está disponível para Windows, MacOS e Linux. Para descarregaram a vossa versão, basta que acedam à página do projecto aqui.

Em alguns sistemas Windows, caso o java nao seja detectado, é importante que criem uma variável de ambiente para essa finalidade.

Para isso basta ir as propriedade do “Meu Computado” > Propriedades > Propriedades Avançadas e depois aceder ao separador Variáveis de ambiente. e criar uma variável de ambiente do seguinte tipo:

JAVA_HOME

C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_21.

 

 

Como criar o primeiro programa? Como se trata do primeiro tutorial, hoje vamos fazer algo bastante simples…o tipico Hello Worl mas modificado para o Pplware “Hello Pplware”. Para isso devem seguir os seguintes passos:

 

Passo 1) Criar um novo projeto

 

Depois de instalar o Android Studio, basta executar o mesmo e em seguida escolher New Project.

 

 

Passo 2) Identificação da aplicação

 

Indicar o nome da aplicação (ex. PplwareApp). O modulo name, package name e project location são automaticamente preenchidos (o utilizador pode sempre mudar a informação para esses parâmetros).

 

Depois existem também a possibilidade de indicarem para que versão do Android vão programar. Para este exemplo vamos considerar que vamos programar para o Android 4.4 (target SDK) mas com suporte desde o Android 2.2 (minimum required SDK).

 

 

Passo 3) Escolha do ícone

 

Escolha do ícone e parametrizações do mesmo

 

 

Passo 4) Escolha do tipo de atividade

 

Em seguida escolhemos o modelo da atividade. Para este exemplo vamos escolher blank activity que irá criar uma aplicação simples, sem qualquer modelo de navegação definido (este ponto é definido no passo seguinte, em additional Features).

 

 

Passo 5) Nome da atividade

 

Por fim indicamos o nome para a atividade e também o nome para o layout.

 

 

Agora basta esperar uns segundos ate que seja criada a estrutura da nossa aplicação.

 

 

Depois de termos a estrutura disponível, vamos ao projecto criar e dentro de PplwareApp > src > main > res > values > Strings alterarmos o “Hello World” para “Hello Pplware”.

 

 

Por fim, basta carregar em Start para executar o emulador ou então descarregar a aplicação para um dispositivo real. Nota: Caso não tenham um emulador criado, basta ir a Tools > Android > AVD Manager

 

 

..e aqui está está o resultado deste projeto.

 

 

E está feito. Comparativamente ao eclipse, o Android Studio tem uma interface mais intuitiva e melhor organizada. Ao nível da performance, os dois IDE são bastante semelhantes…pois não estivéssemos nós a falar em java. Experimentem e diga-nos o que acharam.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags: Android, Mobile, IDE, Android Studio
Via pplware.sapo.pt

Total de comentários: 0
avatar