8 dicas para fazer versões AMP das páginas dos seus clientes

Sobre a expansão do suporte a Accelerated Mobile Pages: veja os 8 principais fatores a considerar para ajudar seus clientes a fazer versões AMP dos sites deles


Veja os oito principais fatores a considerar para ajudar seus clientes a fazer versões AMP dos sites deles (e se antecipar à curiosidade deles) após o anúncio (em inglês) sobre a expansão do suporte a Accelerated Mobile Pages.

  1. Começar pode ser simples

Se o site usar um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS, na sigla em inglês) famoso, instalar suas páginas AMP será tão simples quanto instalar um plug-in. Para os sites que usam HTML personalizado ou que são construídos a partir do zero, recursos adicionais de desenvolvimento serão necessários.

  1. Nem todos os tipos de sites são adequados

O formato AMP é ótimo para todos os tipos de conteúdo estático da Web, como notícias, receitas, listagens de filmes, páginas de produto, resenhas, vídeos, blogs e muito mais. O formato AMP não é tão útil para aplicativos de uma só página que têm muitos recursos dinâmicos ou interativos, como mapeamento de rotas, e-mail ou redes sociais.

  1. Você não precisa fazer versões AMP (#AMPlify) de todo o site

Adicione versões AMP ao site existente de um cliente de maneira progressiva começando com páginas simples de conteúdo estático, como artigos, produtos ou postagens de blogs. Essas são as páginas de "folha" que os usuários acessam por meio de plataformas e resultados da pesquisa. Essas simples mudanças também trazem os benefícios das AMP para o site. Essa abordagem permite que você mantenha inalteradas a página inicial e outras páginas do "navegador" que talvez exijam recursos avançados e dinâmicos diferentes das AMP.
Se você estiver criando um novo site com muito conteúdo do zero, considere construir todo o site usando as AMP desde o início. Para começar, consulte o guia de primeiros passos (em inglês).

  1. O Projeto AMP é de código aberto e ainda está em evolução

Se o caso de uso de um site ainda não for compatível com o formato AMP, considere solicitar um recurso no GitHub ou desenvolver um componente você mesmo.

  1. As páginas AMP podem precisar atender a requisitos adicionais para serem exibidas em determinados locais

Para aparecer nos resultados da pesquisa do Google, as páginas AMP só precisam ser páginas HTML das AMP válidas. Alguns produtos que integram as AMP podem ter outros requisitos além da validação de AMP. Por exemplo, você precisará marcar suas páginas AMP como Article com dados estruturados para que elas estejam qualificadas para a seção Notícias principais do Google.

  1. Nenhuma alteração na classificação na Pesquisa

O fato de uma página ou um site ter ou não páginas AMP válidas e qualificadas não influencia a classificação do site na página de resultados de pesquisa. A diferença é que os resultados da Web com versões AMP serão marcados com o ícone AMP icon.

  1. As AMP estão se expandindo no Google globalmente

Os resultados de pesquisa das AMP no Google serão disponibilizados em todo o mundo a partir do lançamento ainda neste ano. O carrossel das Notícias principais, que mostra conteúdo AMP de notícias atualizado, também está disponível em uma série de países e idiomas.

  1. Ajuda acessível

Há uma série de recursos úteis que ajudarão você caso tenha dúvidas:

Quais são suas principais dicas para fazer versões AMP de páginas da Web (#AMPlify)? Deixe seu comentário abaixo ou em nossa página do Google+ para webmasters. Como sempre, se você tiver dúvidas ou precisar de ajuda, fique à vontade para deixar sua postagem em nosso Fórum de Ajuda para webmasters. Postado por Tom Taylor, gerente da Comunidade AMP

Via webmaster-pt.googleblog.com

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