Pausa e conselhos Javascript
Fazemos uma pausa no manual de Javascript para oferecer uma série de conselhos úteis.
Até aqui vimos a maior parte da sintaxe e da forma de funcionar da linguagem Javascript. Agora podemos escrever scripts simples que façam uso de variáveis, funções, arrays, estruturas de controle e toda classe de operadores. Com tudo isto, conhecemos a linguagem, mas ainda temos muito chão pela frente para dominar Javascript e saber fazer todos os efeitos possíveis em páginas web, que definitivamente é o que nos interessa.
De qualquer forma, este manual foi feito com muita calma, com a intenção de que as pessoas que não estejam familiarizadas com o mundo da programação possam também ter acesso à linguagem e aprendam as técnicas básicas que permitirão afrontar futuros retos na programação. Esperamos então que o andamento deste manual tenha sido proveitoso para os mais inexperientes e que agora possam entender com facilidade as seguintes lições ou exemplos, já que conhecem as bases sobre as que estão implementados.
Antes de acabar, vamos dar uma série de conselhos a seguir na hora de programar nossos scripts que nos possam ajudar a tornar a vida mais fácil. Alguns conselhos são novos e importantes, outros foram assinalados anteriormente, mas sem dúvida não custa nada relembrar.
Distintos navegadores
A primeira coisa importante para assinalar é que Javascript é uma linguagem muito dinâmica e que foi implementada pouco a pouco, à medida que saiam novos navegadores. Se pensarmos no Netscape 2, o primeiro navegador que incluía Javascript, e o Netscape 6 ou Internet Explorer 6 daremos conta que já se passaram um mundo de novidades entre eles. Javascript mudou pelo menos tanto como os navegadores e isso, representa um problema para os programadores, porque têm que estar a par das distintas versões e a maneira de funcionar que têm.
As bases de javascript, sobre as que falamos até agora, nã mudaram praticamente nada. Somente em algumas ocasiões, que assinalamos segundo as conhecíamos -como os arrays, por exemplo - a linguagem evoluiu um pouco. Entretanto, à medida que novas tecnologias, como o DHTML, se desenvolveram, os navegadores variaram sua maneira de maneja-las.
Nosso conselho é que estejam a par das coisas que funcionam em uns e outros sistemas e que programem para que suas páginas sejam compatíveis com o maior número de navegadores. Para buscar este último é muito aconselhável provar as páginas em várias plataformas distintas. Também é muito útil deixar de lado os últimos avances, ou seja, não ir à última novidade, e sim ser um pouco conservadores, para que as pessoas que atualizaram menos o browser possam também visualizar os conteúdos.
Conselhos para fazer um código simples e fácil de manter
Agora vamos dar uma série de conselhos para o código de nossos scripts seja mais claro e livre de erros. Muitos deles já assinalamos, e somos livres de aplicá-los ou não, mas se fazemos nossa tarefa como programadores pode ser muito mais agradável, na só hoje, como também o dia em que tenhamos que revisar os scripts em suas manutenções.
- Utilize comentários habitualmente para que o que estiver sendo feito nos scripts possa ser recordado por você e qualquer pessoa que tenha que lê-los mais adiante.
- Tenha cuidado com o âmbito das variáveis, lembre-se que existem variáveis globais e locais, que inclusive podem ter os mesmos nomes e conheça em cada momento a variável que tem validade.
- Escreva um código suficientemente claro, que se consegue com quebras de linhas depois de cada instrução, uma margem adequada (colocar margens a cada linha para indicar em que bloco estão incluídas), utilizar as chaves {} sempre, embora não sejam obrigatórias e em geral, manter sempre o mesmo estilo na hora de programar.
- Aplique um pouco de consistência ao manejo de variável. Declare as variáveis com var. Não mude o tipo do dado que contem (se era numérico não coloque logo texto, por exemplo). Dê nomes compreensíveis para saber em todo momento o que contém. Inclusive na hora de dar os nomes você pode aplicar uma norma, que se trata de que indiquem em seus nomes o tipo de dado que contém. Por exemplo, as variáveis de texto podem começar por uma s (de String), as variáveis numéricas podem começar por uma n ou as booleanas por uma b.
- Prove seus scripts aos poucos à medida que for programando. Você pode escrever um pedaço de código e provar antes de continuar para ver que tudo funciona corretamente. É mais fácil encontrar os erros de código em blocos pequenos do que em blocos grandes.