Estruturas de controle
Introdução às estruturas de controle. Numeramos as que temos disponíveis em Javascript.
Os scripts vistos até agora foram tremendamente simples e lineares: iam-se executando as sentenças simples uma atrás da outra desde o princípio até o fim. Entretanto, isto não tem porque ser sempre assim, nos programas geralmente necessitaremos fazer coisas distintas, dependendo do estado de nossas variáveis realizar um mesmo processo muitas vezes sem escrever a mesma linha de código uma e outra vez.
Para realizar coisas mais complexas em nossos scripts se utilizam as estruturas de controle. Utilizando-as podemos realizar tomadas de decisões e loops. Nos seguintes capítulos vamos conhecer as distintas estruturas de controle que existem em Javascript.
Tomada de decisões
Servem para realizar umas ações ou outras em função do estado das variáveis. Ou seja, tomar decisões para executar umas instruções ou outras dependendo do que esteja ocorrendo neste instante em nossos programas.
Por exemplo, dependendo se o usuário que entra em nossa página for maior de idade ou não, podemos lhe permitir ou não ver os conteúdos de nossa página.
Se idade é maior que 18 então:
Deixo-lhe ver o conteúdo para adultos
Se não
Mando-lhe fora da página
Em javascript podemos tomar decisões utilizando dois enunciados distintos.
IF
SWITCH
Loops
Os loops se utilizam para realizar certas ações repetidamente. São muito utilizados em todos os níveis na programação. Com um loop podemos por exemplo, imprimir em uma página os números de 1 ao 100 sem a necessidade de escrever cem vezes a instrução a imprimir.
Desde o 1 até o 100 Imprimir o número atual
Em javascript existem vários tipos de loops, cada um está indicado para um tipo de repetição distinto e são os seguintes:
FOR
WHILE
DO WHILE
Como já assinalamos as estruturas de controle são muito importantes em Javascript e em qualquer linguagem de programação. É por isso que nos seguintes capítulos veremos cada uma destas estruturas detalhadamente, descrevendo seu uso e oferecendo alguns exemplos.