SEO, é muito mais que Análise On-Page
No final da tarde de ontem, a comunidade mundial de search começou a discutir sobre a recente notícia no blog oficial do Adwords na Noruega, sobre um processo de análise de sites com a finalidade de melhorar a visibilidade nos mecanismos de busca. Leia a tradução (do Google Translator) abaixo:
Uma clínica local é onde vamos através do site que você enviar, transmitir informações sobre eles e compartilhar dicas sobre como eles podem melhorar. Isto poderia torná-los melhor adaptados para motores de busca, que irá dar melhores resultados, como a busca do Google.
Basicamente, a comunidade entrou em colapso por entender que o Google estaria abrindo as portas para realizar serviços de SEO ou ainda criar algum tipo de certificação para SEO. Isso gerou uma quantidade enorme de tweets e discussões em blogs, uma vez que o Google, por ser um search engine, não discutia diretamente o assunto de SEO.
Com mais um excelente artigo, o blog Search Engine Land publicou uma matéria sobre o assunto e ressalta na matéria que o Google já faz este tipo de análise de sites há muito tempo, como podemos listar abaixo:
- Participação de representantes em Site Clinics e nas sessões de "Ask the Search Engines" nos eventos da área;
- Participação em vários fóruns, lembrando o “GoogleGuy” ajudando no fórum WebmasterWorld;
- Escutar do Matt Cutts dicas e informações de SEO através do seu blog;
- Oferecimento de várias dicas e respostas de SEO através de dúzias de vídeos no canal do Webmaster Central no YouTube;
- Oferecimento de ajuda de SEO no Webmaster Central blog;
- Oferecimento de dicas e conselhos nos fóruns de Ajuda para Webmasters, onde muitos Googlers oferecem dicas e conselhos individualmente para os webmasters;
- Oferecimento do seu guia próprio de SEO (formato PDFaqui) em 2008
SEO é Muito Mais
Entenda que o Google já oferece dicas para webmasters há muito tempo e oferecer isso de mais uma forma não muda como o real trabalho de SEO é feito. Não podemos comparar nunca esse tipo de análise que é feita pelo Google com o processo de SEO que é feito com qualidade. Fazer SEO não é simplesmente mudar títulos, meta tags, melhorar a velocidade de um website ou mudar o seu conteúdo de Ajax/Flash para HTML. SEO é muito mais!
Ferramentas para Análise
Para discutirmos como é fácil realizar uma análise de websites, o meu colega de trabalho, Gustavo Souza, teve a brilhante idéia de compartilhar algumas ferramentas que fazem o serviço e aproveitei a lista dele e adicionei mais algumas ferramentas. Segue abaixo a lista de ferramentas para análise:
Análise Geral
The Reaction Engine – ferramenta para análise do conteúdo do seu website, ressaltando a estrutura do seu HTML, títulos e meta tags, além de analisar o uso semântico das tags. Ela ainda dá informações sobre páginas indexadas e backlinks segundo os SE.
SEO Score – ferramenta para análise do desempenho de uma página com relação à uma palavra-chave. Basta inserir a sua URL e palavra-chave e a ferramenta indica qual a sua pontuação segundo um conjunto de métricas.
SEO-Browser.com – ferramenta para analisar como um robô de busca visualiza uma determinada URL.
SpiderTest.com – analisa o conteúdo do seu site e dá algumas dicas sobre o que melhorar (title, metas) e fornece estatísticas sobre as palavras-chave encontradas.
WebsiteGrader.com – uma super ferramenta de análise global do seu website, tanto sobre métricas on-page quanto em relação quão popular o seu website está.
Velocidade de páginas
Page Speed – um plugin desenvolvido pelo próprio Google para analisar a velocidade de carregamento de uma URL. Ele ainda dá dicas de como otimizar o seu conteúdo.
WatchMouse – testa seu site em vários servidores no mundo e faz uma análise da velocidade de cada um deles.
Análise de detalhes On-Page
First Link Checker.com – produz um relatório de links de uma URL, dando a possibilidade de filtrar links duplicados, listando as âncoras relevantes e analisa diversos outros detalhes referentes aos links daquela URL.
Dead-Links.com – procura por links quebrados no seu website.
Copyscape.com – você pode verificar por conteúdo duplicado ao redor da Internet. Basta fornecer uma URL e ele verifica utilizando a API do Google.
Análise de Backlinks
Open Site Explorer.org – basicamente analisa todos os seus backlinks informando detalhes sobre qual o texto âncora, qual a página que referencia o seu website, quanto de mozRank e mozTrust você possui naquela página. Você ainda pode comparar uma URL com outra.
Link-Intersect – você pode submeter o seu website e de concorrentes. Desta forma, a ferramenta analisa os seus backlinks e o dos concorrentes, apontando quais links eles possuem e você não.
Yahoo! Site Explorer – você fornece uma URL e a ferramenta retorna todos os backlinks referentes à ela.
Majestic SEO – com esta ferramenta é possível analisar todos os seus backlinks e dos seus concorrentes.
Recip-Links.com – insira a sua URL e uma lista de até 50 sites e a ferramenta retorna se existem links recíprocos.
Conclusões
Como pudemos ilustrar acima, existem dezenas de ferramentas para análise, mas mesmo utilizando apenas essas ferramentas não podemos garantir que um website estará na primeira posição apenas por utilizar-las ou ainda por conseguir nota A+ em suas análises. SEO não é uma simples análise, é muito mais, é a estratégia que você cria para alcançar visibilidade e produzir conversões para o seu website.
Por favor, não confundam uma análise do Google com uma estratégia de SEO.
Um abraço e até a próxima!