SEO para ASP.NET 4.0 - Melhorias para o Básico de SEO
Ao longo de todo o tempo trabalhando com SEO, encontrei diversos sites desenvolvidos em ASP.NET, que por vezes apresentavam os mesmos problemas acerca de sua otimização e que, por vezes, os desenvolvedores dos sites não sabiam como resolver ou passavam por dificuldades para implementar uma solução.
Com o aumento incontestável da importância do SEO para um site, os desenvolvedores do ASP.NET implementaram novas funcionalidades para a versão 4 do produto, a fim de facilitar a aplicação de algumas atividades básicas de SEO, tornando o ASP.NET mais amigável ao processo de otimização.
Conforme anunciado pelo ScottGu’s Blog, as novidades em SEO são:
- Nova propriedade
Page.MetaKeywords
- Nova propriedade
Page.MetaDescription
- Suporte a URLs Amigáveis
- Novo método
Response.RedirectPermanent()
Page.MetaDescription e Page.MetaKeywords
Obviamente, essas propriedades servem para facilitar a otimização individual de meta description e meta keywords para as páginas de um site. Um exemplo de código com o controlador Page_Load
:
void Page_Load(object sender, EventArgs e){ Page.Title = "Título Otimizado da Página"; Page.MetaDescription = "Campo para meta description específica de uma página"; Page.MetaKeywords = "insira,as,keywords,relevantes,da,página,aqui"; }
Também, os valores para meta description e meta keywords podem ser determinados direto no código fonte de um arquivo aspx:
<%@ Page Title = "Título Otimizado da Página" Description = "Campo para meta description específica de uma página" Keywords = "insira,as,keywords,relevantes,da,página.aqui" MasterPageFile = "~/Site.Master" CodeBehind = "paginaX.aspx.cs" Inherits = "WebApplication1.pagina" %>
Especialmente no caso de meta keywords, essa melhoria na implemetação de meta tags em páginas ASP.NET é tardia, uma vez que todas Search Engines anunciaram que não consideram meta keywords como fator de rankeamento. Para o uso de meta description, essa propriedade será bem útil, já que esta meta tag ainda tem um importante papel no desempenho de um site em SERPs.
Suporte a URLs Amigáveis no ASP.NET
Este é um problema bastante comum em sites ASP.NET: na maior parte dos casos, as URLs são sobrecarregadas de parâmetros, normalmente recebendo valores numéricos (e não palavras – keywords), o que pode causar problemas com conteúdo duplicado (quando os parâmetros são escritos em uma ordem diferente), dificultam o entendimento da URL e não agregam valor semântico para Search Engines.
O ASP.NET 4 conta com a URL Routing Engine, que visa fazer o mapeamento de URLs amigáveis. Tipicamente, uma URL tem o seguinte formato:
http://www.site.com/categoria.aspx?id=3339
A URL Routing Engine vai permitir que URLs amigáveis sejam mapeadas para suas versões não-amigáveis, ou seja, uma URL:
http://www.site.com/categoria/eletronicos
Será mapeada para a versão não-amigável e seu conteúdo carregado normalmente. Resta validar questões como redirecionamento da versão não-amigável para a amigável e a possibilidade de acesso do conteúdo via URL não-amigável – para evitar conteúdo duplicado.
Método Response.RedirectPermanent()
O redirecionamento em ASP.NET normalmente é realizado com o método Respose.Redirect()
, mas existe um problema: este método retorna o código 302, indicando um redirecionamento temporário, o que não é o quadro ideal para SEO.
O novo método Response.RedirectPermanent()
do ASP.NET 4 resolve esta questão respondendo com código 301, redirecionamento permanente, uma indicação de mudança de URL:
Response.RedirectPermanent("nova/url.aspx");
Outros 2 novos métodos também entram para tratar redirecionamentos:
//Redirecionamento 302: Response.RedirectToRoute("Categorias", new { category = "categoria1" } ) //Redirecionamento 301 Response.RedirectToRoutePermanent("Categorias", new { category = "categoria1" } )
SEO com ASP.NET
Como disse no início do artigo, as novidades no ASP.NET 4 resolvem questões básicas de SEO. Considerando o tempo de vida e importância de SEO para o desempenho de um site, essas novidades chegam atrasadas para os desenvolvedores de websites. São questões já muito debatidas, mas que agora estão facilitadas.
Por fim, convido os desenvolvedores que utilizam o ASP.NET para seus comentários e impressões. Até a próxima!