Boas razões para fazer mobile
Segundo uma pesquisa, nós olhamos nossos celulares mais de 150 vezes por dia
2015 foi o ano em que o mobile ultrapassou o desktop. Segundo uma pesquisa da Mary Meeker, nós olhamos nossos celulares mais de 150 vezes por dia. É um dos poucos objetos que é tão pessoal que tem senha. Nós mal lembramos como era a vida antes dele. Ligar pra casa de alguém e perguntar se o fulano está. Ficar na chuva tentando pegar um táxi. Passar horas na fila do banco.
Ele está tão integrado ao nosso dia a dia que a gente não percebe a profundidade do impacto, mas o celular é disruptivo: ele transforma a vida das pessoas, assim como transforma mercados e indústrias inteiras. Estamos tão ligados a ele que aquela aflição que a gente tem quando esquece o celular em casa tem um nome próprio: NoMoFobia. E, mais que tudo, o celular transformou a maneira que a gente busca as coisas, decide e faz compras.
2015: o ano em que o mobile ultrapassou o desktop.
Mas as marcas não estão acompanhando essa transformação. O investimento em mobile ainda é de apenas 5%.
Alguns mitos ajudam na relutância das marcas em investir no mobile:
- "O país está na frente da TV."
- "Mobile é para ricos e jovens."
- "É só para redes sociais e entretenimento."
- "Sites móveis não têm conversão."
Mas, afinal, são mitos. A realidade é bem mais interessante. Olha só:
"O país está na frente da TV":
- 67% dos que veem TV também assistem a vídeos na web.
- Desses, ¼ vê mais vídeos na web do que na TV.
- 6 em cada 10 espectadores usam o mobile ao mesmo tempo que assistem TV.
- E desses, 7 em 10 prestam mais atenção no mobile.
"Mobile é para ricos e jovens":
- 62% dos usuários de smartphone têm mais de 25 anos.
- São 48,3 milhões de usuários de smartphone na classe C.
- Quase metade dos internautas possui smartphones.
- A classe C cresceu 204% em menos de uma década. A população total cresceu 10%.
- A classe C movimenta 495 bilhões de reais em renda própria por ano.
"É só para redes sociais e entretenimento":
- Apenas 28% do tempo é gasto com redes sociais e entretenimento.
- Os outros 72%? Fotos, bancos, mapas, apps de empresas, buscas, e-mail, comparação de preços, compras... "Sites móveis não têm conversão":
- 86% dos usuários de smartphone fazem pesquisa de compras no mobile.
- O site mobile é o principal canal para atividades comerciais no celular. Quando medido adequadamente, o resultado do mobile surpreende. Muito mais que o último clique, o mobile traz toda uma série de micro-conversões que afetam a jornada de compra e os resultados da sua marca. Agora é o momento de repensar a sua estratégia de mobile: qual a experiência que você oferece, como comunica isso e como deveria medir seu sucesso no mobile.
MICRO-MOMENTOS
O comportamento do consumidor mudou. E mudou em um ritmo muito maior do que as marcas conseguem acompanhar. O mobile formou novos comportamentos e hábitos que alteram como as pessoas passam por toda a jornada de consumo.
Hoje, as batalhas pelos corações, mentes – e carteiras – são ganhas ou perdidas em micro-momentos, momentos de tomada de decisão e formação de preferência que acontecem ao longo dessa jornada.
A gente não entra mais online. A gente vive online. E o que costumava ser uma “sessão” em frente ao computador foi substituído por interações fragmentadas que acontecem instantaneamente. Nós temos centenas desses momentos todos os dias: olhando as horas, mandando um SMS para um parceiro, batendo papo com os amigos em redes sociais.
Mas também existem outros momentos. Os momentos preciso-tirar-essa-dúvida-agora. Os momentos como-eu-chego-lá-mesmo. Os momentos quero-muito-comprar-isso. Momentos que importam muito. E são justamente esses micro-momentos que podem virar o jogo para consumidores e marcas.
Micro-momentos: momentos espontâneos de tomada de decisão que ditam resultados ao longo de toda a jornada de consumo.
Eles acontecem quando as pessoas, como que por reflexo, voltam-se para um aparelho – que cada vez mais é o celular – para agir sobre uma necessidade de aprender, fazer, descobrir, assistir ou comprar. São momentos ricos em intenção, onde decisões são feitas e as preferências são formadas. Nesses momentos, a expectativa do consumidor está mais alta que nunca. Os poderosos computadores que a gente carrega no bolso treinaram a gente a esperar que as marcas entreguem exatamente o que estamos procurando, na hora que estamos procurando. A gente quer tudo certo e na hora.
Para ter sucesso, precisamos entender primeiro as pessoas, depois a tecnologia. Pense nesses dados de uma pesquisa recente: - 69% das pessoas que viajam a lazer e têm um smartphone buscam por ideias de viagem em momentos livres, como numa fila ou esperando o metrô.
- 91% dos usuários de smartphone buscam por informação em seus aparelhos enquanto estão no meio de alguma outra tarefa.
- 82% dos usuários de smartphone consultam seus aparelhos enquanto estão na loja decidindo o que comprar. E desses, um em cada dez acaba mudando sua decisão de compra.
- 69% dos consumidores online concordam que a qualidade, o timing ou a relevância das mensagens de uma empresa afetam sua percepção da marca. O que isso significa? Que as marcas bem-sucedidas de amanhã vão ser as que têm uma estratégia para entender e suprir as demandas dos consumidores nesses micro-momentos.