Torne seu site responsivo para dispositivos móveis. Algoritmo do Google valerá a partir de 21 de abril.
O novo algoritmo pode trazer impactos significativos na classificação das buscas.
A partir do dia 21 de abril a compatibilidade de um site para dispositivos móveis se tornará um fator de classificação nos resultados de buscas feitas no Google a partir desses dispositivos. É uma mudança tão grande nos resultados de pesquisas em dispositivos móveis que o impacto deste algorítimo pode ser maior do que o Google Panda, Google Pinguim e Google Hummingbird.
Esteja seguro, que, ter um site amigável para dispositivos móveis, agora, é mais importante do que nunca.
Afim de ajudar os donos de sites e seus administradores a sua importancia o Google está fazendo uma campanha com a hashtag #MobileMadness nas redes sociais.
Por que ter um site compatível com dispositivos móveis?
- 60% de todo tráfego para o Google é móvel. Se seu site não é compativel com dispositivos móvel, sua posição pode cair no resultado.
- 50% das pessoas usam seus smartphones e tablets para escolher o que comprar e onde comprar produtos e serviços.
- 78% dos consumidores que buscam um negócio em sua região através de disposivos móveis e acaba comprando.
Isso não é suficiente? Pense a respeito da receita que pode ser gerada por usuários de sipostivos móveis pode trazer par avocê.
Preparando seu site para dispositivos móveis
- Google recomenda oficialmente que o design do site seja responsivo, ou seja, que ele se adapte a tela do usuário, então esqueça a ideia de criar uma versão para dispositivo móvel em outro endereço como m.example.com. Veja informações aqui.
- Teste a versão do seu site para dispositivos móveis na ferramenta gratuita do Google. Espero que você veja a mensagem "Incrível! Esta página é compatível com dispositivos móveis."
- Se você via a mensagem "Não compatível com dispositivos móveis" você precisa trocar o design do seu site com urgência. Se você usa algum CMS, é provável que você ache algum plugin que te ajude nesta questão.
Evite erros que pode acontecer em sites compatível com dispositivos móveis:
- Não bloquei arquivos JavaScript, CSS e de imagens: o Googlebot precisa acessar esses arquivos no seu site.
- Página de erros para dispositivos móveis: Não redirecione as páginas de erros que não sejam compatível com dispositivos móveis.
- Conteúdo de mídia: mantenha as mídias de audio e vídeo executáveis em todos os dispositivos.
- Velocidade da página móvel: a velocidade de carregamento da página é um importante fator de experiencia do usuário. Faça um teste do seu site na ferramenta Google Page Speed.
- Evite conteúdo duplicado: não use URLs diferentes para redirecionar para versões desktop e versão para dispositivos móveis.
- Não implantar o site para dispositivos móveis em um domínio ou subdomínio diferente.
Se você usa os melhores CMS como o uCoz e Wordpress saiba que sempre, nativamente há um modelo de design compatível com dispositivos móveis. Agora se você tem um site criado por você mesmo, você pode facilmente remodelar ele usa o Bootstrap.