Sintaxe Javascript

Começamos a contar a sintaxe da linguagem Javascript, indicando suas principais características.


A linguagem Javascript tem uma sintaxe muito parecida a de Java por estar baseado nele. Também é muito parecida a da linguagem C, de modo que se o leitor conhece alguma destas duas linguagens poderá manejar com facilidade com o código. De qualquer forma, nos seguintes capítulos vamos descrever toda a sintaxe com detalhes, para que os novatos não tenham nenhum problema com ela.

Comentários

Um comentário é uma parte de código que não é interpretada pelo navegador e cuja utilidade radica em facilitar a leitura ao programador. O programador, a medida que desenvolve o script, vai deixando frases ou palavras soltas, chamadas comentários, que ajudam a ele ou a qualquer outro a ler mais facilmente o script na hora de modificá-lo ou depurá-lo.

Já foi visto anteriormente algum comentário Javascript, mas agora vamos revê-los de novo. Existem dois tipos de comentários na linguagem. Um deles, a barra dupla, serve para comentar uma linha de código. O outro comentário podemos utilizar para comentar várias linhas e se indica com os signos /* para começar o comentário e */ para terminá-lo. Vejamos uns exemplos.

<SCRIPT>
//Este é um comentário de uma linha
/*Este comentário pode se expandir
por várias linhas.
As que quiser*/
</SCRIPT> 

Maiúsculas e minúsculas

Em javascript se deve respeitar as maiúsculas e as minúsculas. Se nos equivocamos ao utilizá-las o navegador responderá com uma mensagem de erro de sintaxe. Por convenção os nomes das coisas se escrevem em minúsculas, salvo que se utilize um nome com mais de uma palavra, pois nesse caso se escreverão com maiúsculas as iniciais das palavras seguintes à primeira. Também se pode utilizar maiúsculas nas iniciais das primeiras palavras em alguns casos, como os nomes das classes, apesar de que já veremos mais adiante quais são estes casos e o que são as classes.

Separação de instruções

As distintas instruções que contém nossos scripts devem ser separadas convenientemente para que o navegador não indique os correspondentes erros de sintaxe. Javascript tem duas maneiras de separar instruções. A primeira é através do caractere ponto e vírgula ( ; ) e a segunda é através de uma quebra de linha.

Por esta razão, as sentenças Javascript não necessitam acabar em ponto e vírgula a não ser que coloquemos duas instruções na mesma linha.

De qualquer forma, não é uma idéia ruim se acostumar a utilizar o ponto e vírgula depois de cada instrução, pois outras linguagens como Java ou C obrigam a utilizá-las e estaremos nos acostumando a realizar uma sintaxe mais parecida à habitual em torno de programações avançadas.

Tags: sintaxe, JS, javascript, Curso

Total de comentários: 0
avatar