Arrays em Javascript
Vemos o que são os arrays, para que servem e como utilizá-los.
Nas linguagens de programação existem estruturas de dados especiais que nos servem para salvar informações mais complexas do que simples variáveis. Uma estrutura típica em todas as linguagens é o Array, que é como uma variável onde podemos introduzir vários valores, ao invés de somente um como ocorre com as variáveis normais.
Os arrays nos permitem salvar várias variáveis e acessá-las de maneira independente, é como ter uma variável com distintos compartimentos onde podemos introduzir dados distintos. Para isso utilizamos um índice que nos permite especificar o compartimento ou posição ao qual estamos nos referindo.
Os arrays foram introduzidos em versões Javascript 1.1 ou superiores, ou seja, somente podemos utilizá-los a partir dos navegadores 3.0. Para navegadores antigos se pode simular o array utilizando sintaxe de programação orientada a objetos, mas dada a complexidade desta tarefa, pelo menos no momento em que nos encontramos e as poucas ocasiões que os deveremos utilizar, vamos ver como utilizar o autêntico array de Javascript.
Criação de Arrays
O primeiro passo para utilizar um array é criá-lo. Para isso utilizamos um objeto Javascript já implementado no navegador. Veremos adiante um tema para explicar o que é a orientação a objetos, embora não será necessário para poder entender o uso dos arrays. Esta é a sentença para criar um objeto array:
var meuArray = new Array()
Isto cria um array na página que está se executando. O array se cria sem nenhum conteúdo, ou seja, não terá nenhum campo ou compartimento criado. Também podemos criar o array especificando o número de compartimentos que vai ter.
var meuArray = new Array(10)
Neste caso indicamos que o array vai ter 10 posições, ou seja, 10 campos onde salvar dados.
É importante observarmos que a palavra Array em código Javascript se escreve com a primeira letra em maiúscula. Como em Javascript as maiúsculas e minúsculas sim que importam, se escrevemos em minúscula não funcionará.
Podemos introduzir no array qualquer dado, tanto se indicamos ou não o número de campos do array. Se o campo está criado se introduz simplesmente e se o campo não estava ccriado se cria e logo, se introduz o dado, com o qual o resultado final será o mesmo. Esta criação de campos é dinâmica e se produz ao mesmo tempo, que os scripts se executam. Vejamos a seguir como introduzir valores em nossos arrays.
meuArray[0] = 290 meuArray[1] = 97 meuArray[2] = 127
Introduzem-se indicando entre colchetes o índice da posição onde queríamos salvar o dado. Neste caso introduzimos 290 na posição 0, 97 na posição 1 e 127 na 2. Os arrays começam sempre na posição 0, portanto, um array que tenha por exemplo 10 posições, terá campos do 0 ao 9. Para recolher dados de um array fazemos da mesma forma: colocando entre colchetes o índice da posição a qual queremos acessar. Vejamos como se imprimiria na tela o conteúdo de um array.
var meuArray = new Array(3) meuArray[0] = 155 meuArray[1] = 4 meuArray[2] = 499 for (i=0;i<3;i++){ document.write("Posição " + i + " do array: " + meuArray[i]) document.write("<br>") }
Criamos um array com três posições, logo introduzimos um valor em cada uma das posições do array e finalmente imprimimos. Em geral, o percurso por arrays para imprimir suas posições ou qualquer outra coisa se faz utilizando loops. Neste caso utilizamos um loop FOR que vai desde o 0 até o 2.
Podemos ver o exemplo em funcionamento em outra página.
Tipos de dados nos arrays
Nos campos dos arrays podemos salvar dados de qualquer tipo. Podemos ver um array onde introduzimos dados de tipo caractere.
meuArray[0] = "Ola" meuArray[1] = "a" meuArray[2] = "todos"
Inclusive, em Javascript podemos salvar distintos tipos de dados nos campos de um mesmo array. Ou seja, podemos introduzir números em uns campos, textos em outros, boleanos ou qualquer outra coisa que desejarmos.
meuArray[0] = "criarweb.com" meuArray[1] = 1275 meuArray[1] = 0.78 meuArray[2] = true