Como um design pode inovar a experiência do usuário
Idéias gerais que qualquer webmaster deve saber sobre UX.
Muitas pessoas já se renderam às mordomias de acessar os meios de informações via internet; seja em casa pelo computador, ou na rua, no ônibus via smartphone, o fato é que somos cada vez mais interados ao mundo digital. Mas para tornar estes sites atrativos para os visitantes, muitos investem para tornar o domínio um lugar dinâmico, intuitivo e que promova uma experiência agradável a todos, dessa maneira seus acessos aumentam.
O Site da Agente Imóvel, por exemplo, criou um artigo muito interessante sobre como turbinar o número de visitas através de algumas estratégias, sem perder de vista o foco do site. O próprio site passou por algumas reformulações no seu design, tornando-o mais intuitivo e interativo com o visitante. É importante que a navegação seja agradável, com fácil acesso aos elementos e aos artigos propostos pelo portal, otimizando o tempo de procura do usuário.
Algumas empresas ainda se mostram receosas com os investimentos em UX, por exemplo, devido ao seu alto valor. Entretanto, especialistas afirmam que este tipo de investimento é o responsável por proporcionar uma melhor experiência de visitação ao usuário, fator muitas vezes determinante na hora da compra de serviços online. A empresa Airbn optou pelo UX em seu site, evidenciando sua principal função, o aluguel de casas no Brasil e outros países.
Outra proposta adotada por muitas empresas são os sites responsivos, como é o caso da M2 Trade, por exemplo, que são sites que se adaptam a qualquer tamanho de tela e, dessa maneira, mantêm a sua qualidade independente do dispositivo ao qual a pessoa acessa o website, seja ela um notebook ou até mesmo um smartphone. Neste tipo de design, todos os elementos são mais simples do que os que eram feitos antigamente – com programação em flash, por exemplo, que deixava os sites pesados e lentos – e as informações são disponibilizadas de maneira mais objetiva, facilitando o acesso do usuário.