ABC do Google Analytics: por onde começar
Com o Google Analytics você tem controle sobre as visitas do seu site. Veja o porquê.
É comum e acontece todos os dias muitos usuários criam sites incríveis, mas depois não conectam ou ligam o Google Analytics ao site para medir as suas visitas. É quase como construir uma casa e nunca usar a cozinha. Ignorar esta ferramenta é como ignorar os seus visitantes e perder toda a informação essencial para ajudar a construir uma presença online de sucesso.
O Google Analytics pode soar ou parecer um bicho de 7 cabeças. E nós compreendemos que é difícil saber por onde começar a explorar. Por isso preparamos estes 3 passos para configurar sua conta na ferramenta. Depois, basta esperar algumas semanas para o Google coletar informações sobre os seus visitantes e ler o nosso próximo artigo sobre as principais métricas e como interpretá-las.
Mas antes... o que é mesmo o Google Analytics?
Google Analytics é um serviço grátis que mostra estatísticas, dados e informações sobre o tráfego do seu site e suas fontes. Ou seja, identifica de onde vêm os seus visitantes, como estes chegaram ao seu site, qual foi o seu comportamento durante o tempo que estiveram no seu site, porque é que abandonaram o site e muito mais. Além disto, o Google Analytics poderá também medir as vendas do seu site e suas leads (dependendo do tipo de site estas métricas podem fazer sentido ou não).
Qualquer dono de site deverá se preocupar em olhar para estas estatísticas de vez em quando e chegar a conclusões que podem levar a novas estratégias de marketing, mudanças no site, etc.
Até agora fácil, certo? Siga os próximos passos para conectar o seu site ao Google Analytics e não perca tempo.
Parte 1: Conecte o Google Analytics ao seu site
1. Visite a página oficial do Google Analytics:http://www.google.com/analytics/
2. Faça login e insira a informação da sua conta de e-mail do Google ou crie uma conta efetuando um cadastro ("Criar uma conta").
3. Depois de fazer login, clique no botão "Começar a usar o Google Analytics".
4. Insira um nome para a sua conta, o nome do seu site, a URL ou endereço web do seu site, tipo de industria e o seu fuso-horário. Existem algumas preferências de privacidade e dados que o Google lhe pede para marcar ou desmarcar, segundo o Google, estes servem para melhorar o serviço.
5. No final da página, clique em "Obter ID de Acompanhamento" (terá também que aceitar os Termos e Condições do Google).
6. O Google vai gerar o chamado Código de Acompanhamento ou Tracking Code (similar ao da foto abaixo), e insira este código em todas as páginas do seu site. Dependendo da sua ferramenta de gestão do seu site, a forma de introduzir este código pode variar, por isso não se esqueça de confirmar como com o seu provedor de serviços. Com Jimdo, é claro, é muito muito fácil inserir este código no seu site.
7. Primeiro passo terminado! Parabéns! Já conectou o seu site às estatísticas do Google Analytics.
"Aspecto do código de acompanhamento de site no Google Analytics"
Parte 2: Remover o seu endereço IP destas estatísticas
Este passo tem um objetivo muito simples: eliminar todo o seu próprio trafego ou acessos ao seu site das estatísticas do Google Analytics. Quanto maior for o seu tráfego, menos relevante é este passo, mas no início da vida do seu site você irá acessar muitas vezes para editar e fazer alterações ao site, e você não vai querer ver esses números contando para as estatísticas do seu sucesso.
1. Saiba qual o seu endereço IP. Uma forma simples é acessar este site: http://www.whatismyip.com/
2. Faça login na conta do Google Analytics.
3. Selecione a opção "Administrador" no topo da página.
4. Em "Conta" selecione "Todos os Filtros" (ver imagem).
5. Criar um novo filtro usando o botão "+ Novo Filtro", adicionando um nome ao filtro. Por exemplo neste sugerimos "IP Filtro Escritório".
6. Selecione a opção "Predefinido" e exclua o tráfego dos endereços IP que são iguais ao seu endereço IP (ver imagem).
7. Aplique este filtro às vistas desejadas do seu site.
8. Não se esqueça de salvar estas alterações.
Passo 4
Passo 6
Parte 3: Comece a recolher informação
Agora que terminou de configurar sua conta no Google Analytics, é hora de... não fazer mais nada! Sério! Recomendamos esperar pelo menos 2 semanas antes de começar a analisar a informação e comparar números.
Esta ferramenta é acessível a iniciantes do mundo online, mas poderá também ser uma ferramenta avançada de estatísticas do seu site e mesmo do seu negócio. Neste artigo explicamos os básicos e estaremos de volta em breve com mais artigos sobre os próximos passos. Boa sorte!