Fique por dentro dos novos desafios da área de TI
Quais são os reais desafios no horizonte? Que os profissionais da área de TI enfrentam hoje e sobre o que já se preparam para enfrentar no futuro.
A área de tecnologia da informação parece estar vivendo o seu auge. Nunca se falou tanto da sua importância para que os processos sejam executados com segurança, objetividade e visão de futuro. Nada de espanto aqui, já que estamos nos tornando uma sociedade cada vez mais digital. Por outro lado, todas essas novas formas de serviços e tecnologias que vêm surgindo pedem que o pessoal de TI se esforce para suprir uma demanda crescente de soluções e segurança.
Mas quais são os reais desafios no horizonte? No artigo de hoje vamos tratar do que os profissionais da área de TI enfrentam hoje e sobre o que já se preparam para enfrentar no futuro. Vamos lá!
Segurança da informação
Com toda a interação que acontece entre pessoas, empresas e governo, há de se ficar atento à forma como essas conexões ocorrem, já que estão todas inseridas em meios digitais. O papel da segurança da informação é praticamente garantir a integridade de todas essas conexões, contribuindo para que as interações sejam mais efetivas e apresentem menos riscos. Basta lembrar como os documentos importantes que enviamos para o governo (ou que trocamos entre nós) chegam ao seu destino em segurança.
Por outro lado, em um mundo cada vez mais digital, onde vulnerabilidades e malwares cada vez mais poderosos podem se tornar ocorrências mais frequentes, a segurança da informação passará a assumir um papel fundamental para o bom funcionamento de tudo – ninguém em sã consciência vai utilizar uma rede reconhecidamente insegura. Como a maior parte das falhas de segurança são oriundas de falhas humanas, um dos desafios do pessoal da segurança da informação sempre será instruir usuários a adotarem melhores práticas de segurança no dia a dia.
Otimização de processos
Engana-se quem pensa que a otimização de processos em TI é um trabalho exclusivo dos profissionais da área. Não que ela deva surgir unicamente do departamento, mas deve ser reforçada ali, já que é nessa área que os gargalos conseguem ser monitorados para futura melhoria de processos. Um dos papéis da TI na otimização é informar e educar os executivos sobre os melhores caminhos para a execução de todos os trabalhos internos, revendo áreas com possíveis falhas e sugerindo soluções (se eu consigo visualizar uma área com desempenho ruim, é a minha obrigação alertar os responsáveis, não é mesmo?).
Mobilidade
Pela primeira vez em nossa história recente, as formas como interagimos com máquinas vão mudar dos computadores para os dispositivos móveis. Além de mais baratos, smartphones e tablets possuem a vantagem da usabilidade mais acessível e natural. Segundo a Gartner, as vendas de smartphones não apenas ultrapassaram o número de computadores, mas também o de celulares comuns. O profissional de TI precisa estar preparado para essa nova era da computação, em que não apenas mais pessoas estarão usando conexões com a internet, mas também fazendo uso cada vez mais pesado da nuvem.
O ambiente corporativo igualmente está mudando no quesito mobilidade com a adoção do BYOD, pelo qual os funcionários são incentivados a utilizar seus próprios equipamentos em vez daqueles oferecidos pelas empresas. Um cenário de riscos e oportunidades, onde formas de garantir a segurança serão mais necessárias do que nunca.
Internet das coisas
Também conhecida pela sua abreviação em inglês, a IoT vem avançando no nosso cotidiano, ao passo que cada vez mais dispositivos eletrônicos estão se comunicando e melhorando o nosso dia a dia. Estamos falando deeletrodomésticos que aprendem com nossos hábitos, geladeiras que conseguem ler produtos no seu interior e avisar ao proprietário se falta algo, se algo está perto do prazo de vencimento.
Não há como ignorar o conceito de IoT na moradia inteligente, onde o seu smartphone, através do GPS, informa ao sistema que você está a caminho de casa. Esta, por sua vez, começa a controlar a temperatura do ambiente, a intensidade das lâmpadas, e até o seu estilo de música favorito começa a tocar no home theater. Se uma máquina de café estiver disponível, você já chega em casa com uma xícara à sua espera. Imaginar novas funcionalidades e formas de interação entre homem e dispositivos eletrônicos é o grande desafio da TI na internet das coisas.
Big Data
A quantidade de informações às quais as empresas têm acesso é de extrema importância para os seus negócios e pode ditar o seu sucesso ou fracasso no futuro. Não apenas os consumidores diretos de uma marca, mas toda a população está gerando informação relevante todo o tempo, conteúdo que pode ser analisado e revertido em soluções. Nos dias de hoje, de nada adianta uma empresa possuir dados e não saber o que fazer com eles. A forma como essas informações são analisadas e usadas na tomada de decisões é o que realmente importa. Não apenas o profissional que se especializa na análise de dados, mas as empresas que adotaram o Big Data como ferramenta de uso cotidiano já estão se destacando no mercado.
A nuvem
As facilidades oferecidas pela nuvem já são sentidas no cotidiano da pessoa comum, o que dizer então das suas vantagens no mundo corporativo? Empresas pequenas conseguem ter acesso às mesmas tecnologias utilizadas pelas grandes corporações, o uso de ferramentas ficou mais barato e muito mais eficiente pela redução de custos. Muitos softwares até então caros estão deixando de ser um simples produto e se transformando em serviços capazes de ser utilizados de qualquer lugar, em qualquer dispositivo, sem perda de desempenho e pela internet.
Um ponto a ser considerado quando falamos da nuvem é a sua importância para o futuro de tudo de que tratamos aqui. Todas as ideias, trabalhos e formas de comunicação vão utilizar máquinas e programas da nuvem, tornando esse método uma forma de ponte por onde tudo definitivamente acontece. Você é um profissional com foco em nuvem? Prepare-se, pois o futuro é promissor.
Os desafios da área de TI
Como se pode ver, o profissional de TI não deve apenas ficar atento a esse verdadeiro tsunami de práticas e tecnologias, ele deve agir e se especializar. Do outro lado, temos os gestores de empresas, que diante de um cenário como esse devem encarar os profissionais de TI com mais atenção do que nunca. São indivíduos que não apenas vão gerar economia e uma renovação de processos, mas novas ideias para guiar o negócio rumo ao sucesso.
O que achou dos desafios descritos no artigo? Esquecemos de algo? Qual você acha ser o maior desafio da área de TI? Conte para nós utilizando os comentários abaixo.