Estrutura básica do HTML 5
o HTML5 tem uma estrutura mais objetiva e de fácil entendimento. Cada “parte” ou “sessão” de um site deve ter um significado de acordo com suas tags.
A quinta versão do HTML possui uma estrutura mais objetiva e de fácil entendimento pelos navegadores. Cada “parte” ou “sessão” de um site deve ter um significado de acordo com suas tags.
Estrutura
<header>
Serve para marcar o cabeçalho do documento. Dentro da header devem conter por exemplo elementos como o logo do site e o menu principal.
<nav>
Essa tag serve para identificar o menu principal do site, ou seja, o menu de navegação. Ele pode estar dentro da tag header, pois geralmente se encontra no topo da página.
<section>
A section serve para separar as sessões de uma página e para identificar abordagens diferentes de uma página.
<hgroup>
Serve para agrupar títulos e subtítulos de uma página.
<article>
Serve para identificar as chamadas que estão dentro de uma section. As chamadas principais da home por exemplo, podem ser alocados cada uma delas dentro da tag article.
<main>
Essa é uma tag recente criada pela W3C. Ela pode ser usada para identificar o conteúdo principal da página. Por exemplo, o conteúdo de um artigo pode estar dentro da tag main.
<figure>
Serve para inserirmos as imagens da página. Com essa tag, os motores de renderização podem entender melhor a imagem e do que ela trata.
<aside>
Essa tag é usada para a identificação de um conteúdo secundário que não seja parte da sessão principal do site. Ela é bastante usada como uma sidebar, alocadas em uma coluna esquerda ou direita de uma página.
<footer>
Usada para identificar o rodapé do site.