Construtores de sites - vale a pena?

Vale a pena, para agências de webdesign ou freelancers, usar um construtor de sites? Veja a resposta neste artigo.


Se você perguntar a um webmaster profissional "Vale a pena usar um construtor de sites?", a resposta na maioria esmagadora dos casos será um sonoro não, seguido de uma lista de motivos pelos quais esses serviços não valem a pena.

Mas será que é mesmo o caso?

Bootstrap e outros frameworks

Esse mesmo profissional, se questionado sobre como ele cria sites, vai provavelmente explicar que ele usa Bootstrap, ou algum outro framework para criar seus sites.

Bootstrap, assim como outros frameworks, são conjuntos de ferramentas usados para facilitar a criação de sites. O foco dessas ferramentas é geralmente a flexibilidade: elas permitem desenvolver projetos bastante complexos graças às ferramentas avançadas incorporadas neles. Existe, claro, um certo foco na facilidade, mas essa facilidade é mais voltada para atividades profissionais: ferramentas que permitem automatizar a criação de dezenas de páginas, bancos de dados, optimização do carregamento do site no servidor e muito, muito mais.

Falar de todas as qualidades e características de um framework não é o objetivo aqui, o importante a ser entendido é que frameworks existem para facilitar a construção, por profissionais, de projetos grandes e/ou complexos.

Construtores de sites

Todos nós já ouvimos falar de serviços como o Wix e o uKit, os famosos construtores de sites, que são conjuntos de ferramentas para, óbvio, a criação de sites, geralmente com a hospedagem do mesmo incluso no pacote. O foco principal dos construtores de sites, ao menos os de boa qualidade, é a simplicidade, de forma que qualquer um possa criar seu site mesmo sem conhecimentos técnicos avançados.

O que se ganha em facilidade se perde em algum lugar, claro. O sacrifício geralmente é na flexibilidade e complexidade do produto final. Você não vai conseguir construir o próximo Facebook num construtor de sites, por exemplo.

Duas audiências diferentes?

A diferença no público-alvo é gritante: frameworks existem para profissionais, construtores existem para amadores. As próprias empresas donas dos construtores apostam nessa segmentação em primeiro lugar, focando suas propagandas no usuário leigo que precisa criar um site sozinho.

É um erro, no entanto, assumir que essa segmentação é necessária. As próprias empresas que oferecem construtores de sites já perceberam isso, veja abaixo.

Custos e escala

Entre os extremos “vou criar meu site sozinho” e uma agência de webdesign profissional com seu próprio servidor e um framework já preparado com seus devidos templates personalizados existe uma infinidade de diferentes casos. Existem as pequenas agências, os freelancers, os designers sem experiência em codificação, os “funcionários de TI” cujo chefe deu a tarefa de criar um site, os semi-profissionais, os projetos pequenos que precisam ser feitos com custo mínimo, etc.

Em muitos desses casos, o construtor de site pode ser uma ferramenta viável. Enquanto o site criado no framework depende de um profissional com conhecimento, experiência e um salário condizente, no construtor é possível até para o estagiário recém contratado criar um site de qualidade aceitável para projetos mais simples.

O mesmo é válido para a velocidade de desenvolvimento: um framework apropriadamente configurado já com templates e afins acelera bastante o desenvolvimento de um projeto, mas ainda assim a criação inicial do site, por mais simples que seja, envolve substancialmente mais tempo que criar o site num construtor, que muitas vezes é focado em fazê-lo o mais rápido o possível por questões de marketing.

Colocando essas duas vantagens juntas se torna possível criar sites rapidamente para clientes que não estão dispostos a pagar um valor na casa dos milhares de Reais.

Programas de parceria

Praticamente todo construtor de site é um serviço pago oferecido por uma empresa. E como falamos acima, essas mesmas empresas tentam diminuir a segmentação oferecendo programas de parcerias para agências e freelancers que criam sites para clientes na plataforma.

Os programas de parceria variam bastante, mas na maioria dos casos a agência ou freelancers recebe uma % do valor pago pelo cliente. A vantagem é óbvia: você pode oferecer o serviço para o cliente mais barato que o próprio construtor, repassando sua comissão na forma de desconto, ou obter um pequeno lucro nem nenhum custo extra.

Mas os sites ficam todos iguais

Claro que se fosse simples assim, os construtores seriam a força dominante do mercado de criação de sites. Como mencionado anteriormente, existem limitações técnicas nos construtores que às vezes podem ser críticas no desenvolvimento de um projeto, ou simplesmente inaceitáveis do ponto de vista de um designer profissional.

Mas além dessa desvantagem concreta, os construtores têm também uma certa má-fama entre os usuários leigos. Muitos acreditam os sites nos construtores  “são todos iguais”, “não funcionam direito” ou “não aparecem no Google”. Os equívocos são vários e, na maioria dos casos, não passam de mitos, muitas vezes acidentalmente propagados pelo nosso webmaster profissional do início do texto. Ou mesmo não tão acidentalmente, quando a idéia é vender o próprio serviço.

Vale a pena experimentar

Para quem pulou o texto todo e veio direto na conclusão: vale a pena ao menos experimentar os construtores pois os mesmos podem diminuir custos com tempo e especialização da mão de obra na criação de sites. Agora volte para o começo do texto, leia e entenda os motivos!

Para quem chegou aqui lendo o texto todo, as vantagens em potencial são bem claras, basta analisar se elas se encaixam na realidade da sua empresa ou trabalho. E aí é só procurar um construtor de qualidade e começar a utlizá-lo. No comocriarseusite.com você encontra reviews detalhados dos construtores mais populares no Brasil e no mundo. Experimente!

Tags: plataformas, construtores
Via comocriarseusite.com

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