5 Ferramentas Web para gerir sistemas no Linux
5 Ferramentas Web para gerir sistemas no Linux, sendo elas Cockpit, ZPanel, Ajenti, Webmin e Floxlor. Todas elas são web-based e pode gerenciar vários recursos.
Administrador que é administrador gosta de recorrer à linha de comandos para realizar as mais diversas operações no sistema. No entanto, dependendo da ação, nem sempre a linha de comandos é flexível e nesse sentido é importante que se tenham as melhores ferramentas gráficas.
Hoje apresentamos 5 ferramentas gráficas que permitem facilmente gerir o GNU/Linux via Web.
1) Cockpit
Cockpit é uma ferramenta de administração gráfica (web-based), que nos permite administrar facilmente o nosso Sistema Linux/Unix.
Desta forma, através de um simples browser, poderemos controlar/gerir de qualquer parte do mundo o “poderoso motor” do nosso Linux/Unix.
2) ZPanel
O ZPanel é uma interface Web gratuita, ao estilo de um painel de controle, que permite gerir o serviço de hosting. Este serviço foi desenhado para correr sobre Windows e sistemas POSIX como é o caso do Linux, UNIX e MacOSX).
Esta solução dá a possibilidade de transformarmos qualquer servidor (profissional ou amador) num autêntico gestor de serviços de hospedagem.
3) Ajenti
Ajenti é uma ferramenta open source que funciona estilo um painel de controle para gestão dos mais diversos serviços numa máquina Linux, como por exemplo Apache, Cron, File System, Firewall, MySQL, Nginx, Munin, Samba, FTP, Squid….e muitos outros.
4) Webmin
O Webmin é uma ferramenta de administração gráfica (web-based), escrita por Jamie Cameron, que nos permite administrar facilmente o nosso Sistema Linux/Unix.
Desta forma, através de um simples browser, poderemos controlar/gerir de qualquer parte do mundo o “poderoso motor” do nosso GNU/Linux.
5) Floxlor
Tal como o CPanel, o Froxlor é uma ferramenta de administração gráfica (web-based), que permite gerir múltiplos serviços por utilizador. Por exemplo permite e os utilizadores usem certificados SSL por domínio, escolham qual o endereço IP e porta a usar por domino, definam o template/tema que pretendam, monitorizem os vários serviços através de gráficos interactivos, etc.
E são estas as nossas sugestões para hoje ao nível de soluções que nos permitem, através de um simples browser, gerir a nossa máquina em Linux e respectivos serviços. Se tiverem outras sugestões deixem nos comentários.