WordPress Foundation processa dono de domínios que infringem a marca registada
A WordPress Foundation processou Edward Jeffrey Yablon, dono de diversos domínios que usam o termo WordPress. No processo alega que os visados infringem os direitos da marca WordPress.
Em causa estão domínios como TheWordPressHelpers.com, TheWordPressHelpDesk.com, TheWordPressTrainers.com, TheWordPressTeachers.com, TheWordPressDoctors.com, WordPressTraffic.com e TheWordPressTutors.com. Todos os últimos encaminham para o primeiro.
A WordPress Foundation determinou de forma clara como outras entidades podem usar a marca registada WordPress e uma das regras proíbe a utilização de nomes de domínio: “Under no circumstances is it permitted to use WordPress or WordCamp as part of a top-level domain name.”
No texto do processo, a WordPress Foundation refere ter contatado os visados por diversas vezes, pedindo que acabassem com o uso indevido do nome. Em resposta tiveram um processo de oposição apresentado num organismo de litígio relacionado com o uso de marcas registadas.
A WordPress Foundation pede o fim do uso das marcas registadas, o arquivamento do processo de oposição, a entrega de quaisquer lucros retirados pelo uso das denominações e o pagamento entre mil a cem mil dólares por cada nome que infringe a propriedade da marca.
A WordPress Foundation é uma marca registada fundada por Matt Mullenweg com o objetivo de dar continuidade ao projeto de código aberto WordPress, “democratizar a publicação através de software Open Source, GPL“.
O objetivo é assegurar o acesso gratuito, para sempre, dos projetos de software que apoiam.
Via wp-portugal.com