Reunimos o que é de melhor em desenvolvimento web e listamos nas categorias abaixo. Clique nelas para ler artigos, dicas e muito mais.

ASP

CSS

HTML

Java

Javascript

Perl

PHP

Pyton

Ruby

SQL

Boas razões para fazer mobile

Boas razões para fazer mobile

2015 foi o ano em que o mobile ultrapassou o desktop. Segundo uma pesquisa da Mary Meeker, nós olhamos nossos celulares mais de 150 vezes por dia. É um dos poucos objetos que é tão pessoal que tem senha. Nós mal lembramos como era a vida antes dele. Ligar pra casa de alguém e perguntar se o fulano está. Ficar na chuva tentando pegar um táxi. Passar horas na fila do banco.

Como fazer redirecionamento de domínio pelo DNS

Não há sombra de dúvidas que trabalhar com desenvolvimento é um desafio, pois, constantemente você se vê diante de problemas que tem que solucionar, e não importa o quão complicado seja, na programação existem várias formas de se resolver.

Eu tive que redirecionar um domínio para outro de uma campanha do tipo, e logo veio em mente, tenho que apontar o domínio para um servidor web e usar a linguagem back-end ou .htaccess para redirecionar o domínio. Entretanto, seria custoso financeiramente e mais trabalho fazer essas configurações.

Fiz uma pesquisa sobre soluções alternativas de redirecionamento, e achei o redirecionamento de domínios com DNS.Um projeto de código livre e super simples.

Em quais situações usarei esses redirecionamentos

Redirecionamento de domínios promocionais

Empresas que fazem campanha promocionais e para facilitar para os seus clientes adquirem domínios para redirecionar para páginas específicas do site, por exemplo,

  • de desconto-dia-das-maes.com.br
  • para www.minha-loja.com.br/desconto-dia-das-maes

Sites com dois domínios (ou mais)

É muito comum grandes empresas adquirirem vários domínios com o mesmo nome (ou não) e extensões diferentes, por exemplo,

  • de minha-empresa.com
  • para minha-empresa.com.br

Gerenciando módulos no TypeScript

Com TypeScript podemos programar de forma orientada a objetos, criando classes, interfaces, get/set etc, e compilar tudo isso para JavaScript. Neste artigo veremos como criar módulos e separar classes e funcionalidades em arquivos distintos, de forma a tornar o nosso projeto mais organizado.

Fluxo de execução assíncrono em JavaScript – Generators e Async Functions

Os últimos artigos tratam de Callbacks e Promises, corre conferir ou relembrar antes de prosseguirmos. Promises são abstrações muito importantes na evolução de escrita de código assíncrono. Tanto isto é verdade, que as técnicas e conceitos que veremos neste artigo são todos apoiados em promises.

Fluxo de execução assíncrono em JavaScript – Promises

No primeiro artigo da série falamos sobre o que é execução assíncrona, quais APIs executam código assincronamente e como se livrar de dores de cabeça quando utilizando callbacks.

Uma série de problemas encontradas ao utilizar callbacks foram explorados junto com suas soluções. Aprendemos a utilizar closures, contornar o tratamento de excessões, reconhecer o comportamento do this e evitar o Callback Hell. O que veremos a seguir são algumas das reais limitações das callbacks.

Fluxo de execução assíncrono em JavaScript – Callbacks

O fluxo de execução de um programa é determinado pela ordem em que suas instruções são executadas. Tradicionalmente a execução é sequencial e segue a ordem em que as instruções aparecem no código fonte do programa.

Existem instruções especiais que podem guiar o fluxo de execução, seja pela imposição de uma decisão, repetição ou pulo. No JavaScript, temos como exemplo if, for, while, try catch, return, dentre outros (como break e continue que podem ser usados de um jeito peculiar).

Como usar variáveis no CSS de forma nativa

Olá pessoal, neste artigo irei abordar o básico sobre variáveis nativas com CSS, e como você pode usar essa tecnologia hoje e sem medo de ser feliz.

Esta especificação ainda em fase de Last Call Working Draft, traz um novo módulo de CSS3 que permite a criação de varáveis de forma nativa, de uma forma simples e rápida como veremos a seguir.

Princípios para produzir um código bonito


Fonte: Pixabay

Já parou para pensar que programação é uma arte? Sim, somos artistas, e devemos nos preocupar com a “beleza” do nosso trabalho, já que será contemplado por outras pessoas. No nosso caso, ainda há uma diferença: além da beleza, codificamos funcionalidades para atender expectativas. Isso nos torna mais do que artistas!

Como duas donas de casa ajudaram a criar a indústria da computação

Nos anos 70 ninguém sabia para onde o mundo da computação estava indo.

Sabia-se que ele estava indo rápido e que literalmente qualquer um com boas ideias poderia se tornar o carro-chefe da indústria em um piscar de olhos. Pensando nisso, uma dupla transformou um dos cômodos da casa em uma fábrica de computadores, com componentes testados na mesa da cozinha e armazenados no banheiro. Essa mesma dupla acabaria construindo um império, saindo na frente com ações negociadas na bolsa de valores, conquistando capas de revistas e cativando consumidores de costa a costa dos Estados Unidos com o design inovador de seus produtos. Mas quem eram?

Se você pensou Steve Jobs e Steve Wozniak, errou por vários quilômetros de distância.

Estamos falando de Lore Harp e Carole Ely, duas donas de casa que entraram para a História da Computação com a Vector Graphic Inc.

Primeiro emprego – 9 dicas de como conquistar

Conheço alguns jovens que iniciam ou terminam a sua graduação e não sabem para qual direção seguir. Participei como ouvinte de um grupo de coaching vocacional realizado com adolescentes que estão finalizando o ensino médio e se preparando para escolher qual faculdade cursar.

Essa experiência foi enriquecedora, olhei para eles e percebi o quão importante é o autoconhecimento que precisamos buscar para conseguir dar um direcionamento a nossa vida profissional. No começo, eles não tinham um norte ou se quer uma ideia do que mais lhe inspiravam, mas com o decorrer do processo eles foram conhecendo mais sobre seus gostos, suas crenças, suas aptidões e puderam entrar em contato com profissionais experientes e conhecer um pouco mais daquelas áreas que começavam a esboçar interesse. Vê-los retornar às sessões após estas entrevistas com os profissionais foi surpreendente. Muitos já retornaram com a certeza do curso que seria escolhido, outros eliminaram muitas opções ficando com um ou no máximo três opções e com aquela segurança de saber o que pretendiam com suas profissões.

1-10 11-20 21-30 31-40 41-50 ... 81-90 91-99